Fique Diva - Cabelo curto repicado ajuda a dar volume no cabelo? Entenda mais sobre essa técnica

08/03/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cabelo curto repicado ajuda a dar volume no cabelo? Entenda mais sobre essa técnica

O cabelo curto repicado estilo pixie alongado fica mais volumoso com as camadas. Saiba mais sobre essa técnica! (Foto: Instagram, @rambutpixie)

O cabelo curto repicado estilo pixie alongado fica mais volumoso com as camadas. Saiba mais sobre essa técnica! (Foto: Instagram, @rambutpixie)

O cabelo curto com efeito shaggy fica ganha mais volume e movimento. (Foto: Instagram @erickinvisible)

O cabelo curto com efeito shaggy fica ganha mais volume e movimento. (Foto: Instagram @erickinvisible)

O wavy bob é uma tendência de cabelo curto repicado em camadas que dá um volume mais equilibrado aos fios. (Foto: Instagram @cuttlefishhair)

O wavy bob é uma tendência de cabelo curto repicado em camadas que dá um volume mais equilibrado aos fios. (Foto: Instagram @cuttlefishhair)

Outra opção de corte de cabelo curto repicado com camadas é o short bob, que funciona em todos os tipos de cabelo. (Foto: Instagram @cuttlefishhair)

Outra opção de corte de cabelo curto repicado com camadas é o short bob, que funciona em todos os tipos de cabelo. (Foto: Instagram @cuttlefishhair)

O cabelo curto repicado dá ou retira volume dos fios? Essa dúvida é comum, mas não tem resposta simples: a verdade é que depende de como a técnica será aplicada nos fios. A quantidade de camadas e a direção em que os cabelos serão cortados podem impactar no resultado da transformação. Quando o objetivo é dar mais volume ao cabelo, é indicado fazer várias camadas curtas e diagonais, já que as maiores e feitas na vertical dão o efeito contrário. O comprimento também faz toda diferença, uma vez que cabelos mais curtos são menos pesados e tendem a criar volume com mais facilidade. Quer saber mais sobre essa técnica e qual corte de cabelo curto repicado adotar para conseguir o resultado? Então confira essa matéria do Fique Diva!

Corte de cabelo curto repicado e desfiado: tem diferença?

Para não errar na hora de pedir o corte no salão é preciso saber diferenciar o corte repicado do corte desfiado. Muitas vezes essas técnicas são confundidas ou consideradas uma coisa só, mas na verdade são bem diferentes. A diferença entre as duas está no método do corte e, claro, no resultado: enquanto as mechas repicadas são feitas com a tesoura, as mechas desfiadas normalmente são feitas com uma navalha. O corte de cabelo repicado (curto ou não) é mais versátil e pode dar ou tirar volume dos fios. Já o corte desfiado é mais indicado para quem tem cabelos grossos e volumosos e quer dar mais suavidade e leveza aos fios.

Corte de cabelo curto repicado com efeito shaggy dá volume e movimento aos cabelos

Se você quer um cabelo mais volumoso, adotar um corte de cabelo curto repicado com muitas camadas é a opção ideal. As camadas curtas e sobrepostas dão esse efeito e a impressão visual de que o cabelo é mais cheio. Para isso, são recomendados cortes como o shaggy hair, que consiste em várias mechas repicadas e pontas desconectadas por todo o comprimento. Esse efeito pode ser alcançado tanto em cabelos lisos e ondulados, quanto em cabelos cacheados e crespos.

Para acrescentar volume e uma dose extra de personalidade ao corte, vale incluir uma franja no visual. Você pode escolher o tipo que mais combina com o seu rosto e a sua textura de cabelo. Entre os modelos mais adotados para dar acabamento no shaggy hair estão a franja reta e volumosa, as babybangs e as franjas repicadas.

Cabelo curto repicado estilo pixie alongado deixa os fios mais encorpados com sofisticação

Para quem tem um estilo mais discreto, a melhor pedida é adotar um cabelo curto repicado clássico, como o pixie alongado. A diferença desse corte para o pixie original é que essa versão tem alguns centímetros a mais de comprimento, principalmente na parte da franja, e não fica tão batidinho. Assim é possível dar o efeito repicado nos fios e investir em truques de styling para valorizar mais o efeito do corte. 

Wavy bob e short bob: duas tendências para adotar o cabelo curto repicado em camadas

Nem todos os cortes curtos repicados vão proporcionar um efeito super volumoso, o que é perfeito para quem não quer fazer uma mudança muito drástica no visual. Nesses casos, o corte de cabelo curto repicado em camadas é uma alternativa intermediária para dar mais corpo aos fios de forma equilibrada.

O wavy bob é um corte de cabelo curto repicado nas pontas que dá movimento e volume aos fios com equilíbrio e delicadeza. Esse visual é inspirado nas ondas naturais dos cabelos ondulados e está entre as tendências de cortes para a temporada. A principal característica do visual são as graduações ao longo do comprimento e a base reta.

Outra opção é o short bob (ou bob hair), estilo que é sucesso no Instagram e a cada dia conquista mais adeptas. Com um ar levemente retrô e uma boa dose de inspiração no estilo das francesas, esse corte pode ter diversas adaptações. Para conseguir volume, a versão com camadas e pontas repicadas é a melhor alternativa.

Se você procura um corte de cabelo repicado em camadas com franja, também pode incluir o short bob na lista. A franja, que pode ser reta ou cortininha, é um complemento que faz parte da essência desse look, deixando o visual mais romântico e delicado.

Dica de diva: a finalização certa é essencial para conseguir o efeito volumoso no cabelo curto repicado

A finalização também pode ajudar a dar mais volume ao cabelo. O segredo é aliar os produtos certos com as técnicas de styling adequadas para a sua textura de fio. O cabelo curto repicado liso pode ser finalizado com um creme de pentear leve, aplicado em pouca quantidade no comprimento e pontas para não pesar. Já as divas cacheadas, onduladas e crespas podem apostar em produtinhos como as gelatinas, que promovem mais volume ao cabelo. 

Se você usar secador, um truque para dar volume é secar os cabelos de baixo para cima, passando os dedos entre os fios da raiz até as pontas. Quem adotar um corte de cabelo curto repicado com franja, deve evitar o excesso de produto na região para ela não ficar pesada, oleosa e sem movimento. 

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram