Depois da descoloração a gente já sabe que o cabelo vai ficar extremamente ressecado. O pó descolorante é a química mais agressiva de todas e sua ação em conjunto com água oxigenada tira todos os pigmentos da estrutura capilar. Além disso, os fios perdem massa e queratina, proteína responsável pela força e resistência das madeixas. Muitas mulheres têm receio de encarar a descoloração porque não sabem se o cabelo vai voltar ao normal depois do procedimento. Será?
Reconstrução é o principal tratamento para cabelos descoloridos
A gente não vai te enganar dizendo que o cabelo pode voltar 100% ao normal depois da descoloração. Por ser uma química muito agressiva, o comum é que o cabelo sempre fique mais ressecado na região que recebeu o pó descolorante. Mas é possível, sim, recuperar um pouco do dano com tratamentos corretos.
Ficou loira ou fez a descoloração para pintar o cabelo de outro cor? Reconstrução já! O tratamento é o responsável por reparar os danos da fibra capilar e repor a queratina. Dá para fazer com a máscara reconstrutora, mas o mais indicado é a queratina líquida, por ser mais potente.
Quando sentir que o cabelo não está mais tão ressecado ou quebradiço, suspenda a queratina líquida
Queratina em excesso também pode prejudicar a saúde capilar. Assim que você perceber que seus cabelos já estão recuperados do ressecamento excessivo, pode suspender ou espaçar o uso da queratina líquida. O importante é intercalar a reconstrução com a hidratação e nutrição para deixar os fios mais macios e maleáveis.
Vale lembrar que todos esses tratamentos vão surtir efeito se você não fizer a descoloração com frequência. Quem descolore os fios com regularidade vai ter que lidar com constantes pontas duplas, frizz e ressecamento excessivo mesmo investindo na hidratação, nutrição e reconstrução.