Fique Diva - Cabelo liso: como hidratar e tirar a oleosidade dos fios

29/07/2020 / Publicado por Gabrielle Nunes

Cabelo liso: como hidratar e tirar a oleosidade dos fios

O cabelo liso precisa de hidratação: descubra como fazer isso sem deixar os fios oleosos (Foto: Instagram @lipstickncurls)

O cabelo liso precisa de hidratação: descubra como fazer isso sem deixar os fios oleosos (Foto: Instagram @lipstickncurls)

O cabelo liso costuma ser mais oleoso que os fios ondulados, cacheados e crespos. Por isso, demanda cuidados especiais para que a raiz se mantenha limpa e soltinha. Por causa do excesso de oleosidade, é comum que as donas deste tipo de fio deixem a hidratação de lado com medo de ficar com o aspecto gorduroso nas madeixas. Mesmo assim, ele precisa da reposição de água — para fazer isso, você só deve saber como cuidar dos cabelos lisos e oleosos.

Quer descobrir como fazer a hidratação para cabelo liso oleoso e manter os fios soltinhos, sem óleo em excesso? Confira essas dicas que o Fique Diva separou para te ajudar!

Seja natural ou com química, o cabelo liso precisa ser hidratado

Muitas pessoas ainda acreditam que fazer hidratação no cabelo liso pode aumentar o sebo no couro cabeludo, mas isso não é verdade! A hidratação ajuda a manter os fios saudáveis, evita o ressecamento nas pontinhas e pode, até mesmo, diminuir o excesso de óleo na raiz. 

Por isso, se você ainda não faz esse tipo de tratamento em casa, pode ser uma boa ideia incluir a hidratação no seu cronograma capilar. Quem faz alisamento e quer saber como deixar o cabelo liso natural e com movimento também pode apostar no cuidado para conquistar esse efeito. Para isso, é só escolher produtos indicados para os cabelos lisos.

Aposte em produtos mais leves na hora da hidratação para cabelos lisos e oleosos

A dica para caprichar na hidratação para cabelo liso sem deixá-lo pesado e oleoso é apostar em produtos com textura mais levinha e evitar o contato deles com a raiz. Ao contrário dos produtos específicos para cabelos cacheados, os que são direcionados para os fios lisos têm um cuidado maior com a textura e os ingredientes justamente para evitar o estímulo de oleosidade. Ou seja: quem tem cabelo liso não pode usar creme para cabelo cacheado e vice versa.

Além disso, o passo a passo da aplicação também é importante: veja, aqui embaixo, como fazer a hidratação para cabelos lisos e oleosos:

Passo 1) Comece o tratamento lavando os fios apenas com shampoo. Dê preferência para os produtos purificantes para garantir uma limpeza profunda no couro cabeludo e retirar totalmente as impurezas ou produtos acumulados; 

Passo 2) Escolha uma máscara de hidratação com textura leve e ingredientes purificantes. Esse tipo de produto hidrata sem pesar os fios;

Passo 3) Aplique a máscara de hidratação apenas no comprimento e pontas dos fios, evitando o couro cabeludo;

Passo 4) Enxágue bem o cabelo, removendo totalmente o produto e finalize como de costume, sem usar condicionador.

Como controlar o excesso de óleo no cabelo liso oleoso?

Agora que você já descobriu como manter o cabelo liso hidratado e cheio de brilho, sabia que dá para reduzir o óleo natural na raiz? Alguns ativos ajudam no controle da oleosidade no couro cabeludo e são muito indicados para esse tipo de fio. O truque é optar por produtos de tratamento para cabelos lisos que contenham esses ingredientes, mas, para potencializar o cuidado, você pode usar as receitinhas caseiras com objetivo de diminuir a oleosidade do seu cabelo.

A flor de hibisco é um elemento natural que pode ser usado com essa finalidade. Além de controlar a oleosidade, ela também pode auxiliar no crescimento dos fios. Dá uma olhada nesse passo a passo: 

Passo 1) faça um chá forte com as pétalas da flor (basta ferver na quantidade de água que você deseja usar;

Passo 2) cubra a panela e espere o líquido esfriar; 

Passo 3) coloque todo o líquido num borrifador e aplique no cabelo limpo, da raiz até as pontas;

Passo 4) aproveite o momento para massagear o couro cabeludo e, depois de meia hora, enxágue os fios e finalize como de costume.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram