Ter cabelo longo não é uma tarefa fácil. Além do tempo de espera para conseguir deixá-lo no comprimento desejado, é preciso investir em cuidados para manter os fios sempre bonitos e saudáveis. E sim, você vai precisar cortar as madeixas de vez em quando para evitar as pontas duplas. Fique ligada nas dicas do Fique Diva para exibir um cabelão lindo e digno de Rapunzel!
1 - Lavar os cabelos longos corretamente é o primeiro passo para mantê-los saudáveis
Por conta do comprimento, os fios mais compridos nem sempre recebem a quantidade exata de produto na hora da lavagem. Além disso, o jeito que você cuida das madeixas ainda no banho pode interferir no aspecto do seu cabelo.
O correto é colocar um pouco de shampoo na palma da mão e só então aplicá-lo na raiz. Massageie suavemente a região com a ponta dos dedos e não precisa enrolar o comprimento no topo da cabeça para esfregar - isso pode danificar a fibra capilar. Condicionador é só no comprimento e nas pontas e não esqueça de enxaguar bem, para não ficar nenhum resíduo.
2 - A finalização com os produtos certos garante madeixas sedosas e macias
Depois de lavar com o shampoo e o condicionador, o tratamento fica mais completo com os finalizadores. O creme para pentear facilita o desembaraço e também ajuda a definir os cachos, caso o seu cabelo seja crespo ou cacheado. O leave-in, por sua vez, além de ser mais leve, é um produto termoativado, perfeito para quem não abre mão do secador, da chapinha ou do babyliss.
3 - Pontas ressecadas: silicone nelas!
Para quem tem cabelos longos, o mais difícil é cuidar deles por inteiro. As pontas sempre ficam mais ressecadas que o restante das madeixas por causa do comprimento longo. Daí a importância do silicone para combater o aspecto espigado. Basta aplicá-lo com os fios ainda úmidos ou secos e focar nas pontas.
4 - Existe jeito certo de pentear os cabelos longos? Sim!
Desembaraçar os fios de qualquer jeito pode quebrá-los com facilidade, além de contribuir para o aparecimento do indesejável frizz. Por isso, ao pentear, faça movimentos delicados de baixo para cima, com pentes largos ou escovas de cerdas macias. Outra dica é desembaraçá-los antes de dormir, assim eles estarão muito fáceis de arrumar no dia seguinte.
5 - A hidratação semanal é ótima para cabelos longos - e para os outros tipos também!
O tratamento com máscara é fundamental para devolver a maciez e o brilho perdidos. Nos cabelos longos, em que a quantidade de fios é grande, a hidratação é que vai mantê-los alinhados, definidos e brilhosos. Para quem está sem tempo, as bombas de hidratação são perfeitas. Não tem desculpa!
6 - Quem tem medo da tesoura?
Pode parando já! Você não precisa radicalizar e os seus cabelos irão continuar longos e lindos. No entanto, um corte regular nas pontas a cada três meses vai ajudar e muito a manter os seus compridos fios com mais saúde e mais força. Encontre um cabeleireiro de confiança, que vá cortar do seu gosto, e perca esse medo!