A mulherada sabe bem como as pontas duplas detonam o visual dos cabelos. Isso porque eles ficam espigados e com as cutículas abertas, devido ao ressecamento dos fios. Porém, os homens também sofrem com esse problema. Como o cabelo masculino costuma ser mais grosso e também mais oleoso, alguns cuidados são fundamentais para cuidar das madeixas. Saiba como resolver essa situação com as dicas do Fique Diva!
Cortar os cabelos não é a única opção
Quando se fala em pontas duplas, a primeira ideia que passa pela cabeça é cortar o mal pela raiz - no caso, pelo comprimento. Mas, dependendo do tamanho do cabelo, nem sempre essa é a solução mais indicada.
Até porque muitos homens usam os fios mais curtos e, assim, um corte mais radical pode não ser algo tão desejado. Para manter o estilo sem precisar mexer na tesoura, a dica é cuidar do cabelo para minimizar o problema e até mesmo evitar o seu surgimento.
Os cabelos masculinos também precisam de hidratação
É engano achar que só as mulheres cuidam dos cabelos com tratamentos específicos. Muitos homens são vaidosos e fazem questão de valorizar a aparência, mas acabam se esquecendo do cuidado mais básico com os cabelos. Daí aparecem as pontas duplas.
Como as madeixas não estão hidratadas, ficam mais ásperas, ressecadas e cheias de pontas espigadas. Para dar um jeito nisso, só mesmo com a hidratação. Faça o tratamento a cada 15 dias, ou toda a semana, de acordo com o comprimento dos seus fios. Deixe o tempo indicado na embalagem ou aposte nas bombas de hidratação, para um tratamento mais rápido.
A água quente pode ressecar mais os cabelos masculinos
Um banho quentinho após um dia cheio é tudo de bom, mas a alta temperatura da água é uma das principais causas para o ressecamento dos cabelos. Com isso, as pontas duplas acabam se tornando uma consequência desse hábito.
A dica é regular a temperatura do chuveiro para o frio, no máximo morno. A água quente age direto no couro cabeludo, que “entende” que precisa produzir mais óleo, provocando o efeito rebote. Já a água fria estimula a circulação sanguínea da raiz, facilitando a absorção dos nutrientes e dando mais brilho às madeixas.
Cuidado com o uso do condicionador e dos finalizadores
A lavagem correta dos fios evita não só o surgimento das pontas duplas, como também deixa os cabelos mais fortes e saudáveis. E isso está diretamente relacionado aos produtos que são usados durante e após a higienização.
No caso dos homens, o recomendado é lavar os cabelos apenas com shampoo sem sal. O condicionador deixa o couro cabeludo oleoso, ainda mais para quem tem fios curtos. Se for usá-lo, aplique pouca quantidade, apenas nas pontas, intercalando os dias.
Outro cuidado é com o uso de finalizadores. Creme para pentear ou leave-in estão liberados, mas sempre evitando a raiz e o excesso de produto. Já as pomadas e gel devem ser usados com cautela, principalmente se tiverem álcool na composição.