Fique Diva - Cabelo platinado: por que é importante fazer a descoloração em etapas?

10/06/2020 / Publicado por Gabrielle Nunes

Cabelo platinado: por que é importante fazer a descoloração em etapas?

Veja como conquistar o cabelo platinado e deixar os fios claríssimos saudáveis (Foto: Instagram @kassalaholdsclaw)

Veja como conquistar o cabelo platinado e deixar os fios claríssimos saudáveis (Foto: Instagram @kassalaholdsclaw)

Se você já usou o cabelo platinado ou pensa em adotar a coloração super clara, já deve ter ouvido falar que, para manter os fios saudáveis, não é recomendado clareá-los totalmente em apenas uma sessão. Especialmente se suas madeixas forem castanho escuro ou pretas, é indicado dividir a descoloração em duas ou mais etapas.

Mas você sabe por que isso é recomendado e o que pode acontecer com os fios se você tentar clarear muitos tons de uma só vez? A gente conta tudo o que você precisa saber sobre o processo e como conquistar um cabelo platinado bonito e bem saudável. Vem conferir essas dicas!

Por que não é recomendado clarear muitos tons de uma vez?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, na hora de escurecer os fios não há nenhuma restrição na quantidade de tons em uma única sessão. A diferença está no processo de descoloração, que é mais agressiva que a simples coloração dos fios. Por isso, é preciso tomar cuidados extras na hora de clarear o cabelo.

O que acontece é que, para retirar o pigmento natural, é preciso abrir bastante as cutículas e, quanto mais os fios forem descoloridos, maior o estresse sobre o cabelo. Forçar demais as madeixas pode provocar danos e deixar o cabelo enfraquecido. E não é isso que você quer, né?

O que pode acontecer com o cabelo se for platinado em um só dia?

Provavelmente você já conheceu alguém que descoloriu o cabelo e, como resultado, ficou com os fios porosos e ressecados. Isso é muito comum quando a descoloração não é feita de forma adequada, deixando as madeixas com um aspecto nada saudável. Mas o ressecamento é apenas um dos riscos que você corre.

Platinar o cabelo de uma só vez também pode danificar a fibra capilar, o que deixa os fios elásticos e mais propensos à quebra. Além disso, você já deve ter ouvido falar no corte químico, né? Ele acontece quando a química é realizada sem os devidos cuidados e a única opção para recuperar o cabelo é cortar para que ele cresça saudável.

Saiba como clarear os fios para conquistar seu cabelo platinado

O primeiro passo é dividir a descoloração em duas etapas. Isso porque, fazendo o processo da forma correta, é seguro clarear os fios quatro ou cinco tons de cada vez. Por isso, no primeiro dia é possível que o resultado seja um loiro caramelo e, na segunda sessão, você alcance o visual platinado

Se o seu cabelo for preto e você quiser deixar as madeixas totalmente brancas, pode ser preciso incluir uma terceira sessão. Além disso, se você já tem alguma coloração, é preciso fazer a decapagem. Ela retira todos os pigmentos artificiais, deixando os fios um pouco mais claros, mas deve ser feita com a ajuda de um profissional. Em seguida, você pode prosseguir com a descoloração. 

Cuidados indispensáveis para manter o cabelo platinado saudável

Antes de tudo, é importante fazer alguns tratamentos entre as sessões de descoloração, para garantir que o cabelo platinado continue forte e saudável. A reconstrução recupera a fibra capilar, evitando o efeito elástico, enquanto a hidratação evita que os fios fiquem ressecados.

Depois que o cabelo platinado for alcançado, é importante incluir alguns produtos na sua rotina de cuidados. O shampoo desamarelador neutraliza as madeixas e impede que elas fiquem amareladas. Além disso, faça hidratações e nutrições periódicas para manter o cabelo saudável e super bonito.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram