O cabelo preto é famoso por seu brilho e sua cor intensa. Para manter a tonalidade sempre vibrante, é necessário que você adote uma rotina de tratamentos com seus fios. Esses cuidados devem ser tomados quando as madeixas são naturais ou coloridas, para evitar que nuance fique opaca e bem apagadinha, sabe? Pensando nisso, o Fique Diva listou os cinco erros mais comuns que tiram a luminosidade das madeixas pretas.
1- Deixar de fazer banhos de brilho no cabelo preto
Essa dica vale mais para quem possui o cabelo colorido, mas também serve para as morenas naturais. Para evitar o efeito opaco, é importante fazer o banho de brilho com a ajuda de um tonalizante para a manutenção da cor. O tratamento pode ser feito em casa e o tempo ideal é a cada 15 dias.
Além do banho de brilho usando o tonalizante, existe outro tratamento do mesmo tipo com um ingrediente incomum: a quina de petróleo. O banho de petróleo deixa a cor dos fios mais viva e brilhosa. Para fazê-lo, você só vai precisar do produto e um creme hidratante, de preferência branco para não alterar o pigmento escuro. Bora dar brilho nesse cabelo, diva!
2 - Abusar do secador e da chapinha
Essa regra, na verdade, é válida para qualquer tipo de cabelo. Abusar do secador e da chapinha não faz bem para nenhum tipo de fio. As ferramentas de calor acabam desbotando o tom de preto do cabelo com mais facilidade, deixando-o com reflexos avermelhados, ressecado e opaco. Se for usar os aparelhos, aplique um protetor térmico antes para proteger as madeixas da alta temperatura.
3 - Usar produtos que não são para cabelos coloridos
Muita gente pinta o cabelo de preto e acha que não precisa de cuidados especiais. A cor escura realmente disfarça o ressecamento excessivo dos fios, mas eles precisam de tratamentos, sim! Se suas madeixas são pintadas, o correto é investir em produtos específicos para madeixas coloridas.
4 - Lavar o cabelo preto com água muito quente
Utilizar a água muito quente na hora de lavar qualquer cabelo não é saudável. É importante que a temperatura da água seja morna ou fria. A temperatura alta, além de ressecar, dilata a cutícula deixando os fios mais vulneráveis aos danos causados pelos fatores externos.
5 - Deixar de cuidar dos fios escuros durante a exposição ao sol
Quem possui o cabelo preto precisa ter cuidado redobrado na hora de expor as madeixas escuras ao sol. Além de ressecar os fios, os raios solares ajudam a desbotar a tonalidade, resultando em reflexos avermelhados. Por isso, sempre aplique produtos com fator de proteção UV antes da exposição solar.