A chapinha é a maior aliada quando o assunto é cabelos lisos. Esse aparelho facilitou e muito a vida de quem gosta de alisamento, né? Entretanto, se não usada com cuidado e moderação, a prancha pode danificar a fibra capilar a ponto de queimá-la. A ferramenta já coloca o fio em contato direto com o calor e, usá-la de forma inadequada, como deixar encostada por muito tempo na mecha ou não passar um protetor térmico antes, o resultado não vai ser nada bom. Mas não se desespere! Esse problema tem solução e você descobre aqui no Fique Diva!
Como saber que o meu cabelo está queimado de chapinha?
O primeiro passo é reconhecer se seu cabelo está queimado ou não pelo uso inadequado da chapinha. Não é tão simples quanto parece. Se seus fios ficam opacos, sem brilho e ásperos depois de usar a prancha, há grandes chances de estarem queimados.
Outra situação muito comum é os fios quebrarem facilmente com o uso da escova ou pente. Além disso, quando as mechas se prendem facilmente nas cerdas do acessório - sabe quando o cabelo está cheio de nós? -, isso também significa que eles estão queimados.
Como recuperar os fios queimados
O mais importante é perceber o problema cedo, antes do cabelo ficar totalmente danificado. Desse jeito, é possível recuperar a saúde dos fios com tratamentos reconstrutores, portanto, invista na reconstrução capilar.
O tratamento pode ser feito com uma queratina líquida, o método mais potente, ou com a máscara reconstrutora. Vai da sua preferência, mas nós indicamos a primeira opção quando a situação está mais crítica.
Fiz tudo certinho e não adiantou. E agora?
Se você fez tudo como deveria e ainda assim não sentiu que seus cabelos estão recuperados, o caso pode ser mais grave do que se imaginava. Dessa forma há outro jeito de resolver: cortando os fios. Mas calma! Essa opção não precisa ser necessariamente ruim. Encarar a tesoura vai ajudar a eliminar o cabelo queimado e pode ser uma ótima oportunidade para uma mudança no visual.