Fique Diva - Cabelo ruivo cacheado: como cuidar dos cachos vermelhos e dicas para manter a cor nos fios

05/05/2020 / Publicado por Ariel Borges

Cabelo ruivo cacheado: como cuidar dos cachos vermelhos e dicas para manter a cor nos fios

O cabelo ruivo cacheado é incrível, mas precisa de cuidados específicos para permanecer saudável (Foto: Instagram @moboopthanbetty)

O cabelo ruivo cacheado é incrível, mas precisa de cuidados específicos para permanecer saudável (Foto: Instagram @moboopthanbetty)

O cabelo ruivo cacheado garante um visual incrível para qualquer pessoa que resolve apostar no look, mas existe uma questão: ele precisa de cuidados frequentes. Todo tipo de cabelo merece mais atenção depois da coloração, mas os cacheados e crespos, que são naturalmente mais secos, podem ter uma necessidade ainda maior. Mesmo assim, as cacheadas seguem arrasando com o visual avermelhado e se você quiser entrar para esse time, fica ligada: hoje o Fique Diva vai te dar as dicas certas de como manter a saúde dos fios e, de quebra, deixar a cor bonita por mais tempo. Dá uma olhada! 

O cabelo ruivo cacheado pode ser alcançado com coloração permanente ou tonalizante

A forma como você consegue a tonalidade avermelhada nos seus cachos é uma ótima maneira de determinar o nível de cuidados que o seu cabelo ruivo cacheado vai precisar. As colorações permanentes, como o nome deixa claro, são indicadas para quem quer uma mudança mais radical e duradoura. Elas podem dar uma clareada nos fios para garantir o resultado mais intenso, mas se o seu cabelo for muito escuro, a descoloração pode ser necessária dependendo do tom de vermelho que você deseja. 

O tonalizante, por sua vez, é mais suave: ele funciona melhor em quem já tem os fios claros, já que não tem ação descolorante, mas também pode servir para adicionar reflexos avermelhados nos cabelos escuros. Além disso, o tonalizante é um ótimo aliado na hora da manutenção da cor, já que pode ser usado no banho de brilho. 

O cabelo cacheado vermelho precisa do cronograma capilar

Se a rotina de cuidados frequente do cronograma capilar já é importante para o cabelo cacheado normalmente, que dirá depois da mudança de cor, diva! Intercalar a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar ajuda muito a manter a saúde do cabelo em dia, devolver a água e nutrientes que ele perde naturalmente com a química e fortalecer os fios com a reposição da queratina. Os dois primeiros processos podem ser feitos semanalmente, mas a reconstrução deve ter um intervalo de duas semanas para que o fio não seja sobrecarregado, ok?

Com isso, você vai perceber fios mais alinhados, com menos frizz e ressecamento e, naturalmente, com a cor mais preservada e brilhante. Ou seja: vale a pena se dedicar. Se você tiver dificuldade de incluir tantos tratamentos no seu dia a dia, faça as versões mais rápidas, de banho e priorize apenas uma etapa mais longa durante a semana. Pode ser uma umectação noturna ou a reconstrução com queratina líquida. 

O cabelo ruivo cacheado não é compatível com temperaturas altas

Mais uma vez, uma prática que deve ser evitada ou feita com os cuidados necessários no cabelo cacheado se torna ainda mais importante depois da mudança de cor. Seja com a água do chuveiro, com o sol ou com chapinha, secador e babyliss, todo cuidado é pouco ao expor os seu cabelo ruivo cacheado ao calor. Na hroa de lavar, é bom que você prefira a água de fria  a morna. Num dia de praia ou piscina, o uso de produtos com proteção solar é indispensável para evitar o desbotamento. O protetor térmico, por sua vez, não pode ser esquecido antes do uso das ferramentas de calor, ok?

Publicada em: 30/05/2016
Atualizada em: 05/05/2020

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram