Quem pinta o cabelo em casa sabe que pode passar por algumas situações complicadas. O ruivo é uma cor que tem feito bastante sucesso, mas é preciso ter uma noção mais técnica da colorimetria para alcançar aquele tão sonhado vermelho vibrante. Se você tentou fazer sozinha, mas seus fios ficaram manchados, o correto é procurar um cabeleireiro colorista para resolver o problema.
'Quando aplicamos a coloração, nem sempre o resultado será idêntico ao da modelo da caixa'
A cabeleireira Andrea Gomes, do Espaço Andrea Gomes, do Rio de Janeiro, afirmou que a melhor opção para corrigir o manchado do ruivo é procurar um profissional. "Nossos fios possuem feomelanina, que são pigmentos de cor quente. Ao clarear os fios, precisamos calcular os tons a serem clareados somados com a cor que desejamos e a água oxigenada correta. Esta fórmula trará o resultado desejado", explicou.
Nunca se baseie pelo nome e a foto ilustrativa da cor das caixinhas de coloração, porque o resultado final depende do tom natural dos seus fios. "Quando aplicamos uma coloração pronta, nem sempre podemos obter o resultado idêntico da modelo da caixa, pois nossos fios tem cores diferentes", pontuou.
Processo de coloração em cabelos virgens é totalmente diferente que dos pintados
Se você tem o cabelo castanho virgem e quer ficar ruiva, é muito mais fácil chegar ao resultado do que com alguém que já tenha pintado os fios. "A aplicação da cor em cabelos naturais é diferente de fios coloridos anteriormente e os cabelos processados com escovas progressivas podem aparentar uma cor desbotada", contou a cabeleireira. "A aplicação deve ser feita em camadas finas e bem massageadas pasta que o resultado fique homogêneo", acrescentou.
Andrea deu a dica que, para manter os cabelos ruivos sempre com a cor viva, a manutenção pode ser feita com o tonalizante. "Sem esquecer que quando nossos cabelos estão tratados, o resultado das cores ficam muito mais vibrantes. Fios extremamente ressecados podem apresentar manchas", finalizou.