Para as que amam um cabelo bem liso, a chapinha é uma ferramenta muito útil e prática. Mas, antes de usar o aparelho, é preciso tomar alguns cuidados para proteger os fios da alta temperatura e conseguir uma finalização perfeita. Desse jeito, o efeito é muito mais duradouro e você mantém as suas madeixas mais saudáveis. Quer aprender como? Então se liga nas dicas para turbinar o seu penteado.
Use um produto termoativado antes de secar os cabelos
A regra número 1 para blindar os fios da temperatura elevada da chapinha é usar um produto que tenha proteção térmica. Para aplicá-lo, é muito fácil: com os fios ainda úmidos, passe um pouco de leave-in, creme para escova ou óleo de argan em todo o comprimento, mas tenha cuidado para não pesar na quantidade e deixar o cabelo oleoso.
Ele vai criar uma camada protetora na fibra capilar, além de auxiliar o manuseio da chapinha. Os cabelos irão deslizar com mais facilidade! Depois de aplicar o produto, você pode deixar as madeixas secarem naturalmente ou usar um secador, a melhor opção para garantir o efeito liso, sempre respeitando uma distância mínima de 15 centímetros.
Aposte na cauterização e não esqueça as hidratações!
A gente sabe que quem é viciada é chapinha quer usar todos os dias. Mas vamos combinar que esse hábito faz muito mal para os cabelos! Quando você não cuida corretamente dos fios, a fibra capilar fica muito porosa e ressecada. Por isso, invista sempre nos tratamentos para devolver a saúde e potencializar o efeito superliso.
A hidratação precisa fazer parte da sua rotina, e a frequência ideal é, no mínimo, uma vez por semana. Dependendo da sua necessidade, até duas. Já a cauterização capilar é um tratamento mais profundo. Ela vai devolver a massa capilar perdida, além de reparar danos. Para não correr o risco de enrijecer os fios, faça o procedimento com a queratina líquida apenas uma vez por semana.
Separe o cabelo em mecha finas e deslize a prancha de uma vez só
Depois de lavar, usar o produto termoativado e secar completamente as madeixas, não adianta querer pegar uma quantidade grande de cabelo para alisar. Para um estilo bem chapado, você precisa dividir o cabelo em seções bem finas e alisá-las individualmente.
Outra dica preciosa é passar a chapinha nas mechas de uma só vez, sem ficar parando no meio. Assim, você evita a formação de ondas e marcas nos fios. Além disso, quando for dividir o cabelo, comece o alisamento pela parte de trás da cabeça. Vá da raiz em direção às pontas, cuidando para escorregar a prancha de uma vez.
A touca mantém o liso escorrido por mais dias
Você faz chapinha e no dia seguinte acorda com o cabelo todo bagunçado e marcado? A solução está na touca! Sim, aquele acessório da época da sua vó deixa os fios alinhados a noite toda e você pode usar uma meia-calça cortada para enrolar . Não sabe como fazer? O Fique Diva te ensina!
1° passo: pegue uma meia-calça antiga, corte as pernas da meia e dê um nó para cobrir os buracos. O elástico da cintura será a base da sua touca e ficará posicionada sobre a testa, em torno da cabeça.
2° passo: faça uma risca em uma das laterais da cabeça e penteie todo o cabelo para o lado oposto contornando a cabeça como se fosse uma faixa. Prenda com grampinhos que não machuquem.
3° passo: ao terminar, cubra a cabeça com a touca de meia e firme com grampos ao longo do processo, sempre colocando a parte ondulada do acessório para baixo para evitar marcas. Pronto! Agora você pode dormir que, quando acordar, suas madeixas ainda estarão superlisas!