Fique Diva - Cabelos cacheados com luzes: dicas de como cuidar dos fios descoloridos

23/07/2020 / Publicado por Ariel Borges

Cabelos cacheados com luzes: dicas de como cuidar dos fios descoloridos

Cabelo cacheado com luzes: veja essas dicas de como alcançar e cuidar dos fios coloridos (Foto: Instagram, @thewanderinglioness)

Cabelo cacheado com luzes: veja essas dicas de como alcançar e cuidar dos fios coloridos (Foto: Instagram, @thewanderinglioness)

Cabelos cacheados com luzes costumam ser mais secos, por isso precisam de um reforço  na hidratação para permanecerem saudáveis (Foto: Instagram, @justasmalltown_curl)

Cabelos cacheados com luzes costumam ser mais secos, por isso precisam de um reforço na hidratação para permanecerem saudáveis (Foto: Instagram, @justasmalltown_curl)

O cabelo cacheado com luzes mel combina com diferentes tons de pele e cabelo (Foto: Instagram, @kassandracastillo_)

O cabelo cacheado com luzes mel combina com diferentes tons de pele e cabelo (Foto: Instagram, @kassandracastillo_)

O cronograma capilar é a principal forma de cuidar do cabelo cacheado com luzes (Foto: Instagram, @rochellelala)

O cronograma capilar é a principal forma de cuidar do cabelo cacheado com luzes (Foto: Instagram, @rochellelala)

Os cabelos cacheados com luzes combinam com o verão (Foto: Instagram, @alexisdavilaa)

Os cabelos cacheados com luzes combinam com o verão (Foto: Instagram, @alexisdavilaa)

O cabelo cacheado com luzes favorece todas as curvaturas de fios (Foto: Instagram, @amandarrwalker)

O cabelo cacheado com luzes favorece todas as curvaturas de fios (Foto: Instagram, @amandarrwalker)

O cabelo cacheado com luzes é uma das principais opções de mudança de visual para as donas de fios encaracolados. Seja para dar uma iluminada nos fios mais escuros, adicionar um charme ao look ou para começar a transição para o loiro, as luzes em cabelos cacheados são perfeitas quem quer mudar sem radicalizar. Muita gente tem vontade de adotar o estilo, mas também tem medo de danificar o cabelo com a descoloração, principalmente depois de ter passado pela transição capilar. Por isso, o Fique Diva juntou algumas dicas para cabelos cacheados com luzes ficarem bonitos e saudáveis. Dá uma olhada! 

Cabelo cacheado com luzes: os cuidados começam na hora de escolher a cor do visual

As luzes no cabelo cacheado são bem democráticas: podem ser feitas em fios de vários tamanhos, em uma série de cores diferentes e, também, com técnicas diferentes. Ou seja: saber exatamente o que você quer fazer vai te ajudar a se preparar para conquistar cachos com luzes bonitos e saudáveis ao mesmo tempo. Veja, aqui embaixo, as suas opções:

Quais são os tons possíveis de luzes para cabelo cacheado?

Você pode pintar o seu cabelo de qualquer cor imaginável, mas se o propósito das suas luzes em cachos for iluminar o visual, os tons utilizados costumam ser os loiros e castanhos. Ou seja: as luzes podem ser platinadas, acinzentadas, mel, dourado, castanho claro etc. Além disso, dependendo da técnica, você também pode mesclar mais de uma delas. Na hora de escolher, você também é livre, mas para garantir um visual mais harmônico, opte por cores que tenham o mesmo fundo de cor da sua base. Castanhos quentes, por exemplo, combinam com o mel e o dourado. O platinado, por sua vez, funciona melhor em tons com o fundo frio, como o loiro claro natural. 

Quais técnicas de luzes em cachos eu posso escolher?

Existem diferentes formas para entrar no mundo das cacheadas com luzes. A mais comum delas é o reflexo em cabelo cacheado, aquelas mechas bem fininhas que começam na raiz e vão até as pontas dos fios. A balaiagem, por sua vez, tem mechas mais marcadas e grossas, também em todo o comprimento do cabelo. O ombré hair é um degradê que começa na altura das orelhas e vai clareando até as pontas do cabelo. Junto com as mechas californianas, que clareiam de uma cor só alguns dedos das pontas dos fios, o ombré hair é perfeito para quem não quer se preocupar com retoques, já que não colore a raiz dos fios.

Posso fazer luzes em cabelo cacheado curto? 

A resposta é sim! Mesmo que os cachos curtos tenham menos espaço disponível para que os efeitos apareçam, você pode arrasar com o ombré hair, as mechas californianas, o reflexo em cabelo cacheado e a balaiagem nesses fios. A regra para escolher a cor é a mesma: opte por tons que tenham a mesma temperatura de fundo da sua base. 

Luzes: cabelo cacheado precisa de cuidados antes do processo

Antes de se perguntar como cuidar dos cabelos cacheados depois da coloração, você precisa preparar a fibra capilar para receber a química. Dessa forma, você vai conseguir evitar possíveis danos nos fios com mais facilidade, já que se ele não estiver saudável, pode ficar elástico ou quebrar. Uma ou duas semanas antes de fazer as luzes em cabelo cacheado, invista em hidratações para repor a água e diminuir o ressecamento dos fios. Além dela, a reconstrução capilar também é super importante, já que repara e fortalece os o cabelo de dentro para fora. Mas atenção: ela não pode ser feita com muita frequência, então mantenha intervalos de, no mínimo, duas semanas entre uma reconstrução e outra. 

Cabelos cacheados com luzes: como cuidar depois da mudança de cor?

Depois da transformação, os cuidados com o cabelo cacheado com luzes precisam ser ainda mais frequentes e, a melhor opção de conseguir entregar tudo o que ele precisa nesse momento é o cronograma capilar. Dá uma olhada nessas dicas para cada uma das etapas de cuidados: 

Dica para hidratação capilar

Para repor a água dos fios, você precisa de uma máscara com extratos naturais e outros componentes hidratantes. A água de coco e o extrato de babosa (presentes no creme de tratamento da linha Hidratação Milagrosa ) são um exemplo de componentes que você precisa procurar nesse momento;

Dica de nutrição capilar

A etapa mais versátil do cronograma capilar, a nutrição pode ser feita de várias maneiras diferentes. A primeira delas é o cuidado básico, feito com a máscara de tratamento profundo, com óleos na composição. Além dela, você pode fazer a umectação rápida antes da lavagem ou a umectação noturna, aplicando o óleo diretamente nos fios. As receitinhas caseiras também são uma opção, mas você deve usar como base uma máscara com as mesmas prioridades que os ingredientes adicionados à mistura. 

Dica de reconstrução capilar

Assim como a hidratação e a nutrição, a reconstrução capilar também pode ser feita com a máscara concentrada, mas a queratina líquida é uma opção ainda mais potente. Borrife o produto com os fios lavados no shampoo, aguarde 15 minutos e equilibre o processo aplicando uma máscara de hidratação e enxágue os fios completamente depois de mais 5 minutos.

Cabelo cacheado com luzes: faça o teste de mecha antes de começar

Tanto para evitar que o cabelo seja danificado no processo, quanto para prever a cor final das luzes em cabelo cacheado, o teste de mecha é necessário. Por isso, antes de descolorir ou aplicar a coloração nos fios, separe uma mecha da parte de trás do cabelo, aplique o produto e deixe agir pelo tempo necessário. Depois de enxaguar, avalie o estado do cabelo: se ele ficar elástico ou quebradiço, cuide mais um pouco do cabelo para que ele suporte o processo e tente fazer as luzes novamente dentro de alguns dias. 

Publicada em: 10/10/2019
Atualizada em: 23/07/2020

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram