Quem diz que cabelo cacheado e crespo é tudo igual está precisando rever os seus conceitos, até porque é comum que uma mesma pessoa tenha cachos com diferentes curvaturas. Por isso é importante compreender a classificação de cada um deles para saber qual é o melhor tratamento para cuidar dos fios. Se você é cacheada ou crespa, mas ainda sabe pouco sobre o assunto, confira as nossas dicas!
Os cabelos cacheados se encontram na categoria 3 de curvatura
A curvatura dos fios começa na escala 2, da qual fazem parte os cabelos mais ondulados, com a raiz mais lisa e poucas curvas ao longo do comprimento. Quando o formato das madeixas começa a ficar mais enrolado, com caracóis mais definidos desde a raiz, a categoria aumenta um número, e os fios cacheados passam a ser classificados como tipo 3.
No entanto, vale reforçar que os cachos não são todos iguais, e é aí que entram as letras para diferenciá-los. Quem tem cachos 3A tem os fios definidos, porém as curvas são grandes e mais abertas, com pouca definição - nada que um ativador de cachos não resolva! Os do tipo 3B são cachos mais fechados e enrolados, com uma leve tendência ao frizz. O 3C, por sua vez, é um fio mais grosso, um cacho bem definido e com volume, e é facilmente confundido com o crespo. A diferença entre eles é justamente o formato do caracol, já que os fios crespos não costumam ter tanta definição.
É crespa? Então o seu cabelo é do tipo 4, diva!
Os cabelos crespos também têm seus cachinhos, mas eles são bem diferentes dos cachos tipo 3 e, em alguns casos, podem nem aparecer direito. Isso não é problema nenhum, é claro, afinal, nada como o volume e a textura natural do crespo para conseguir o famoso black power, não é mesmo?
Os cachos do tipo 4A ainda são bem parecidos com o 3C, mas eles são tão fechados que os fios ficam em formato de um “S” bem pequeno. O mesmo acontece com o tipo 4B, que é mais ressecado e forma um espécie de “Z” quando a mecha é esticada. Já o cabelo 4C não tem praticamente definição nenhuma, mas o volume é imbatível.
Confira os melhores jeitos para definir os seus cachos
Algumas cacheadas e crespas têm um único tipo de cacho nos cabelos, mas a maioria delas costuma ter mais de uma textura. Isso não é problema, afinal uma delas costuma ser a mais predominante e é a que define o seu tipo de cacho.
Quem tem cabelo do tipo 3 não costuma ter problemas com definição, mas, se você curte ondas bem marcadas, aposte na fitagem para garantir vários ‘day after’. No dia a dia, shampoos e condicionadores hidratantes e óleos vegetais diminuem o ressecamento dos fios.
Para as mocinhas de cabelo tipo 4, a nutrição é a sua melhor amiga. Isso porque os crespos são mais frágeis do que os outros e precisam estar nutridos para estimular o crescimento. E capriche no pente garfo para conseguir aquele volumão.