Fique Diva - Café no cabelo: conheça os benefícios do ingrediente para o crescimento capilar

21/08/2020 / Publicado por Ariel Borges

Café no cabelo: conheça os benefícios do ingrediente para o crescimento capilar

O café no cabelo é conhecido por potencializar o crescimento capilar, mas você sabe o porquê? Descubra com o Fique Diva! (Foto: Instagram @cam_kangas)

O café no cabelo é conhecido por potencializar o crescimento capilar, mas você sabe o porquê? Descubra com o Fique Diva! (Foto: Instagram @cam_kangas)

O café no cabelo cacheado também pode potencializar a definição (Foto: Instagram @curlswithapromise)

O café no cabelo cacheado também pode potencializar a definição (Foto: Instagram @curlswithapromise)

A hidratação de café no cabelo é recomendada para donas de fios escuros. Loiras e ruivas podem apostar em produtos que tenham cafeína na fórmula (Foto: Instagram @eman)

A hidratação de café no cabelo é recomendada para donas de fios escuros. Loiras e ruivas podem apostar em produtos que tenham cafeína na fórmula (Foto: Instagram @eman)

Aposte no cronograma para crescimento capilar contando com a hidratação de café (Foto: Instagram @jasmeannnn)

Aposte no cronograma para crescimento capilar contando com a hidratação de café (Foto: Instagram @jasmeannnn)

O café no cabelo já deixou de ser algo desconhecido no dia a dia de quem tem o costume de contar com misturinhas e receitas caseiras na hora de cuidar das madeixas. Entre quem deseja investir no projeto Rapunzel e auxiliar o processo de crescimento capilar, o grão é ainda mais popular, já que é associado com esse tipo de resultado.

Mas você sabe, realmente, por que o café é bom para o cabelo? Hoje, o Fique Diva vai te contar os benefícios de uma rotina de cuidados que inclua o ingrediente e te ensinar a hidratação com café no cabelo, queridinha de muita gente. 

Benefícios do café no cabelo: por que ele deve ser usado no tratamento dos fios? 

Tomar uma xícara de café por dia pode gerar uma série de benefícios para o nosso corpo e a história não é diferente quando o assunto é café para o cabelo. A cafeína presente na versão em pó do grão estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e, por consequência, acaba potencializando o crescimento capilar saudável. Além disso, o café também fortalece os fios, dá brilho, sedosidade e definição, no caso das cacheadas e crespas. 

Outra vantagem que aparece principalmente quando você usa o shampoo de café é a esfoliação do couro cabeludo. No processo de lavagem, a massagem que você faz na raiz dos cabelos com os pequenos grãozinhos de café ajuda a limpar os fios profundamente e retirar resíduos de produtos que podem ter ficado acumulados (e que também são prejudiciais ao crescimento capilar). 

Como usar café no cabelo: o ingrediente é recomendado para todos os tipos e cores de fios?

Você pode usar o café no cabelo de três formas diferentes: fazendo um shampoo bomba de café, usando na hidratação (aqui embaixo tem um passo a passo!) ou investindo em cremes que já tenham a cafeína na fórmula. Essa substância pode ser usada em todos os tipos de cabelos, ou seja: lisas, onduladas, cacheadas e crespas podem se beneficiar do café no cabelo.

O único cuidado recomendado tem a ver com a cor dos fios. As loiras e ruivas naturais devem saber que o uso de misturinhas que contenham o pó de café pode escurecer os cabelos de cor clara. Por não ter química, mesmo que isso aconteça, o cabelo volta a normal em poucos dias, mas se você se sentir mais confortável é possível aproveitar as vantagens da cafeína usando produtos que tenham o ingrediente na fórmula.

Como fazer a hidratação de café no cabelo: confira o passo a passo

Na prática, a hidratação de café é bem simples de fazer e o resultado é sempre incrível! O efeito da cafeína com a máscara de hidratação também pode ser potencializado com a presença de um óleo vegetal de sua escolha. Vale lembrar que, durante a aplicação, é normal que alguns grãos caiam pelo chão, ou seja: faça o processo num cômodo da casa que seja fácil de limpar, ok? 

1° passo: misture duas colheres de sopa pó de café, duas colheres de chá de óleo vegetal e três colheres de sopa da máscara de hidratação num recipiente até unificar todos os ingredientes. As quantidades podem ser adaptadas de acordo com o comprimento e o volume do seu cabelo; 

2° passo: lave os fios apenas com shampoo e aplique a mistura. Separe as madeixas por mechas e vá enluvando até que todo cabelo esteja com a hidratação;

3° passo: aguarde de 30 a 40 minutos e depois enxágue com bastante água para tirar toda a hidratação e os grãozinhos de café;

4° passo: depois disso, passe o condicionador e finalize os fios como você costuma fazer.

Cronograma capilar: crescimento dos fios pode ser potencializado com tratamentos específicos

Apostar num cronograma capilar para crescimento dos cabelos pode ser exatamente o que você precisa para ajudar a fortalecer seus fios e estimular o aumento do comprimento de forma saudável e efetiva. Além da hidratação de café, as outras etapas também são importantíssimas para a saúde do cabelo. A nutrição pode ser feita na umectação com óleos específicos que ajudam no crescimento, como o de rícino. A reconstrução capilar, por sua vez, vai repor queratina para garantir que seus cabelos vão ficar fortes em todo o comprimento, sem quebra ou pontas duplas. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram