Fique Diva - Cauterização a frio: o que é e como fazer a reconstrução no cabelo?

08/07/2019 / Publicado por Dandara Franco

Cauterização a frio: o que é e como fazer a reconstrução no cabelo?

A cauterização a frio é uma reconstrução potencializada que age diretamente nas partículas do fio (Foto Instagram: @dailiperez

A cauterização a frio é uma reconstrução potencializada que age diretamente nas partículas do fio (Foto Instagram: @dailiperez

O uso excessivo de escova e chapinha, exposição ao sol sem proteção e procedimentos químicos acabam danificando o cabelo e, ações externas como a poluição e o clima, podem intensificar esse processo. Para ajudar a salvar o fio, o melhor procedimento é o de reconstrução capilar e um dos tratamentos pode ser a cauterização a frio. Diferentemente das receitas caseiras, esse tratamento precisa de um profissional para avaliar qual é o nível de saúde do fio e qual seria o melhor produto para cada situação. Quer saber mais sobre? Continue lendo e já se prepare para as dicas!

O que é a cauterização a frio?

A cauterização a frio é a reconstrução da fibra capilar de dentro para fora. O tratamento repõe  a massa capilar para devolver o brilho e a maciez para o cabelo danificado através da queratina. Como é feito no salão, o procedimento precisa de um passo a passo específico acompanhado por um profissional. 

Todos os tipos de fio podem fazer a cauterização a frio

A cauterização é indicada para os fios extremamente danificados, principalmente após procedimentos químicos. Qualquer diva que sinta o fio enfraquecido e quebradiço pode fazer a cauterização a frio, desde que procure um profissional adequado. 

Cauterização a frio alisa o cabelo?

Isso é mito! As crespas e cacheadas podem ficar tranquilas ao realizar o processo que não envolve química em nenhuma das etapas, mas reduz o volume e o frizz dos fios - efeito parecido com o "desmaia cabelo" que os alisamentos caseiros acabam causando. 

A hidratação não substitui a cauterização 

A hidratação é a base do cronograma capilar para repor água ao fio, utilizando produtos que contenham nutrientes específicos, como máscaras de tratamento com babosa , condicionadores com manteigas, e água de coco. No entanto apostar só na hidratação não é o suficiente para manter o cabelo saudável, por isso existe o revezamento de tratamentos para os fios no cronograma capilar. 

Se o cabelo necessita de uma reconstrução capilar mais eficaz, o ideal é apostar na cauterização a frio que consegue penetrar os frios e devolver a massa que ele perdeu.

Como manter os cuidados após cauterização?

Apesar do procedimento ter que ser realizado em salões profissionais, os cuidados após a cauterização podem ser realizados em casa! Entre uma sessão de cauterização e outra, há, no mínimo, 15 dias de espera. Nesses dias, você pode cuidar do seu cabelo com produtos indicados pelos profissionais para ter uma manutenção adequada em seus fios. Sem esquecer de cuidar bem dos fios durante as finalizações! Seja com o creme de pentear da sua preferência, ou com o uso de secador e protetor térmico.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram