Por mais que você planeje e pense bastante antes de tomar a decisão final sobre a sua nova cor de cabelo, a possibilidade do resultado não ficar como você espera sempre existe. Muito claro, muito escuro, sem combinar com o seu tom de pele ou, até mesmo, uma cor completamente diferente da caixinha por causa do fundo anterior do seu cabelo. Os problemas podem aparecer de formas diferentes, mas sempre é possível reverter a treta e voltar a ficar com a cor desejada nas madeixas. Dá uma olhada aqui embaixo em diferentes opções de reverter esse processo!
Para clarear, a decapagem é um dos principais processos
Se você escureceu as madeixas e não conseguiu se acostumar com o resultado final, provavelmente vai precisar fazer uma decapagem no cabelo. Por ser um processo um tanto agressivo, o ideal é que ele seja realizado com ajuda profissional. A principal função da decapagem é retirar dos fios os pigmentos artificiais de colorações muito escuras, como os diferentes tons de vermelho e preto. Diferente da descoloração, a decapagem não serve para deixar os fios brancos ao final do procedimento. Depois que ela terminar, você pode aplicar uma nova coloração, para conseguir os fios mais claros que deseja. Se você usa qualquer tipo de alisamento ou relaxamento, não deixe de fazer o teste de mecha antes da decapagem para saber se as duas químicas são compatíveis, ok?
Escurecer os fios acaba sendo bem mais simples
No caso de quem quer fazer o caminho do cabelo bem claro para o escuro, o processo é bem mais simples: basta usar a coloração desejada por cima. Mesmo assim, para garantir uma boa fixação do pigmento, se a sua primeira etapa tiver sido num tom claríssimo (aqueles que têm a numeração começando em 8, 9 ou 10), pode ser uma boa escurecer os cabelos gradativamente. Ou seja: ao invés de aplicar a coloração na altura final que você quer para os fios, escolha uma mediana para dar uma "quebrada" no super claro. Por exemplo: se você quiser mudar para o castanho escuro, pode aplicar, antes, um tom de loiro escuro que vai dar uma escurecida de leve, preparando os fios para a próxima e definitiva transformação.
Não deixe de investir nos cuidados com os cabelos durante o processo de reverter a cor
Seja apostando na decapagem, descolorindo ou usando uma coloração por cima da outra, você não pode esquecer de preservar a saúde dos seus cabelos antes, durante e depois de reverter a mudança de cor. Todos esses processos podem ser agressivos — principalmente se forem feitos num curto espaço de tempo — e, somados, causam ainda mais danos aos fios. A hidratação, por exemplo, pode ser feita logo depois que todo o processo acabar. Depois dela, inclua na sua rotina, pelo menos uma vez por semana, as nutrições e reconstruções capilares, para devolver os nutrientes e proteínas que a fibra capilar pode ter perdido nas mudanças de cor. É, basicamente isso que vai garantir a saúde dos seus fios depois de tantas mudanças e alterações feitas com química.