Fique Diva - Como começar a usar produtos livres de sulfato, petrolatos, silicones e parafina?

05/07/2018 / Publicado por Marina Couto

Como começar a usar produtos livres de sulfato, petrolatos, silicones e parafina?

Uma rotina livre de parabenos, sulfatos e petrolatos exige disciplina e o uso de produto específicos para os fios

Uma rotina livre de parabenos, sulfatos e petrolatos exige disciplina e o uso de produto específicos para os fios

Quando você começa a pesquisar sobre cuidados com os cabelos, logo se depara com termos como low poo, no poo ou co-wash. E o que eles significam? São produtos, técnicas de lavagem e tratamentos que fazem parte de uma rotina capilar bem mais suave, já que estão livres de sulfatos, petrolatos e outras substâncias químicas que podem agredir os fios. No entanto, muitas meninas têm vontade de fazer, mas não sabem como começar esse planejamento. É o seu caso? Então confira todas as dicas!

Leia sempre o rótulo dos produtos!

Se você é daquelas que sai pegando os cremes na prateleira e não dá sequer uma olhadinha no rótulo, é hora de abandonar esse hábito. Isso porque algumas substâncias são proibidas para quem deseja ter uma rotina capilar liberada.

Mas, afinal, que substâncias são essas? São todos os ingredientes derivados do petróleo, como parafina, silicone e vaselina, além de sulfato, óleo mineral e parabenos. No rótulo, eles se apresentam com diferentes nomes e, claro, você não precisa gravar todos eles! Mas é importante pesquisar cada componente para saber o que pode ou não antes de sair comprando por aí.

A rotina liberada funciona com todos os tipos de cabelos

Geralmente, as meninas que entram nesse universo de rotina liberada, com produtos no e low poo, são as cacheadas e crespas. Para as que estão em transição, esse tipo de cuidado é muito importante, já que os cachos crescem bem fragilizados e precisam de ingredientes mais nutritivos e menos agressivos.

Mas isso não significa que as lisas e onduladas também não possam tirar proveito dessa rotina. Pelo contrário, os produtos liberados beneficiam todas as divas, mas nem todos os produtos são indicados para quem tem fios mais retos ou cachos mais abertos. Para não tirar o volume ou deixar um aspecto mais pesado nas madeixas, melhor não investir nos produtos co-wash, por exemplo.

Todos os produtos precisam ser liberados

Por fim, mas não menos importante, vale destacar que, se você optar por uma rotina livre de sulfatos e petrolatos, todos os seus produtos precisam seguir essa linha liberada. Isso porque, se a composição for diferente ou tiver algumas das substâncias proibidas, você pode provocar caspas e o ressecamento dos fios.

Por isso, caso você ainda tenha produtos com sulfato em casa, use-os até o final e só então comece a usar os cremes liberados. Se tiver alguma dificuldade, procure outras meninas que estejam nessa rotina para te ensinar algumas técnicas. Você vai perceber a diferença!

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram