Fique Diva - Como cuidar do cabelo crespo com mais de um tipo de fio?

06/08/2019 / Publicado por Dandara Franco

Como cuidar do cabelo crespo com mais de um tipo de fio?

É comum ter mais de um tipo de fio no cabelo crespo (Foto: Instagram, @myfashionbreak)

É comum ter mais de um tipo de fio no cabelo crespo (Foto: Instagram, @myfashionbreak)

Lidar com mais de um tipo fio no cabelo crespo parece ser mais difícil do que realmente é, mesmo depois da transição capilar. Essa diferença pode acontecer tanto por causas naturais, quando o cabelo já tem naturalmente o mix de texturas, quanto por ações externas que podem ter danificado o fio de forma intensa. Calma que o Fique Diva tem a solução para qualquer desespero capilar! Quer aprender a cuidar do cabelo crespo com mais de uma curvatura? Se liga nas dicas!

Entenda quais são os tipos de fios crespos 

Cada formato precisa de um cuidado específico, por isso seguimos uma tabela que categoriza os fios do tipo 1 ao 4:  do liso, passando pelos ondulados e cacheados até chegar aos crespos. Para entender melhor o seu cabelo, é importante saber quais sãos os tipos de fios existentes! Assim, você também conseguirá atender às verdadeiras necessidades para mantê-los cada vez mais saudáveis.

Os cabelos crespos são classificados como o tipo 4 e seguem com outras curvaturas que definem os tipos de crespos. 

Entenda qual é o seu tipo de fio com a tabela de curvatura da Niely

Quais são os tipos fios crespos?

Os fios crespos são categorizados como 4A, 4B e 4C. Os 4A são mais próximos do tipo 3, por isso conseguem formar cachos mais abertos e caídos, mantendo a definição do fio por mais tempo. Os cachos 4B já são mais fechadinhos, com menos definição e bastante volume. Os 4C possuem os cachos tão juntinhos em cada fio que o cabelo black power fica muito parecido com uma nuvem, daquelas bem fofas, sabe? 

E todos os tipos de crespo são finos e bem mais porosos, o que ajuda a perder água com mais facilidade. O cabelo tipo 4 já é naturalmente seco pela dificuldade em levar o óleo natural do couro cabeludo para as pontas, facilitando processo de ressecamento do cabelo.  O Fique Diva recomenda sempre um reparador de pontas como um aliado , sem esquecer daquela hidratação milagrosa que salva todo e qualquer fio! 

É normal ter mais de um tipo de textura no cabelo 

Cachos mais abertos no topo e mais fechados nas pontas, fios mais finos na raiz enquanto engrossam nas pontas tipo 4C em um lado da cabeça enquanto o outro é totalmente 4B: são inúmeros mix de texturas ao mesmo tempo que pode até parecer confuso, mas nada que não possa ser enraizado na rotina, mesmo que corrida, do dia a dia. 

O tipo de corte também tem influencia em como cada tipo de cacho vai refletir no cabelo como um todo, podendo trazer mais volume ou disfarçando a diferença de tipos de textura. A finalização também tem peso, já que nem sempre uma grande quantidade de creme pode ser uma boa opção para o cacho, mesmo que seja usado para tirar o volume. 

Dica de diva: se estiver pensando em cortar o cabelo, não se esqueça de cortá-lo sempre seco para que possa ver o resultado imediatamente. 

A fitagem vai ajudar a manter a definição do fio


Mesmo com as diferentes texturas, a fitagem, ou algum outro tipo de texturização da sua preferência, ajuda a uniformizar e igualar os diferentes tipos de cachos. Após a higienização do fio, invista no creme para pentear e em óleos para “segurar” os cachos nos próximos day afters.

Se preferir cachos mais fininhos e definidos, pode apostar no dedoliss! A técnica tem uma durabilidade menor, já que não dura no day after como a fitagem, mas é uma ótima opção para quem quer testar um penteado novo.

Invista em produtos hidratantes desde a higienização


Pelo cabelo ser seco naturalmente, os cabelos crespos precisam de mais atenção antes da finalização. O pré-shampoo ajuda a desembaraçar o cabelo antes da limpeza dos fios, o que facilita pentear o cabelo durante a fitagem. Com essa técnica, os fios ficam protegidos da ação negativa e agressiva do shampoo, além de já começar a hidratar antes mesmo de começar a lavar os cabelos!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram