Quem tem o cabelo misto (metade oleoso, metade seco) sabe bem como o inverno pode deixar os fios mais fragilizados. Nessa época do ano, o cabelo fica mais vulnerável às agressões do dia a dia ao ter a umidade presente na fibra capilar “roubada” pela atmosfera, por conta justamente da baixa umidade do ar e o clima seco. Por isso é necessário ter alguns cuidados extras para tratar os fios na estação mais fria do ano!
Pentear o cabelo misto todos os dias antes de dormir
Pentear o cabelo misto antes de dormir ajuda a incentivar o crescimento capilar, tirar o acúmulo de oleosidade do couro cabeludo e, assim, evitando o entupimento dos poros. Escovar os fios também é importante para espalhar a oleosidade para o comprimento das madeixas!
Intercalar a lavagem do cabelo faz bem ao cabelo misto no inverno
Por mais que a raiz esteja oleosa, lavar o cabelo misto todos os dias não é uma boa opção porque pode agredir e sensibilizar ainda mais o comprimento dos fios. O ideal seria lavar dia sim e dia não em água morna ou gelada.
Utilizar óleos nas pontas do cabelo misto
O óleo ajuda a selar as pontas do cabelos que estão mais desprotegidos por terem perdido a umidade na fibra capilar. O produto fazendo parte da finalização, faz com que o fio absorva os nutrientes necessários para se recuperar dos impactos causados pela perda de proteínas e água.
Aposte em no combo nutrição + hidratação
No inverno, o cabelo misto costuma ressecar ainda mais pelo comprimento dos fios. Para amenizar esse efeito, o ideal é apostar em máscaras de tratamento voltadas para nutrição e hidratação com óleos e manteigas hidratantes para proteger o fio, evitando quebras e controlando o frizz.

Cuidado com os acessórios
Com as temperaturas mais baixas, o uso de toucas e cachecóis acabam sendo mais comuns no dia a dia. No entanto, esses acessórios podem acabar agarrando ou tracionando alguns fios, além de estimularem a produção de suor no couro cabeludo sem a possibilidade de evaporação, aumentando as chances de queda dos fios.
Não abuse do secador e chapinha
Nessa época do ano é comum a utilização de secador para acelerar o processo de secagem, mas as altas temperaturas acabam retirando a queratina do cabelo que já está fragilizado. Quando for necessário utilizar o secador ou a chapinha, não esqueça do protetor térmico.