Fique Diva - Bem-vindo, outono! Listamos 7 cuidados para ter com o seu cabelo na estação

05/04/2022 / Publicado por Carolina Gandra

Bem-vindo, outono! Listamos 7 cuidados para ter com o seu cabelo na estação

Veja 7 dicas de como cuidar do cabelo no outono! (Foto: Instagram @faceovermatter)

Veja 7 dicas de como cuidar do cabelo no outono! (Foto: Instagram @faceovermatter)

Com a temperatura mais baixa do outono, é essencial caprichar na nutrição capilar (Foto: Instagram @mishti.rahman)

Com a temperatura mais baixa do outono, é essencial caprichar na nutrição capilar (Foto: Instagram @mishti.rahman)

Não deixe de usar um creme para pentear com ação antifrizz no outono (Foto: Instagram @jooowsky)

Não deixe de usar um creme para pentear com ação antifrizz no outono (Foto: Instagram @jooowsky)

Saber como cuidar do cabelo no outono é essencial para que as suas madeixas fiquem bonitas e saudáveis! A estação fica entre o verão e o inverno, fazendo a transição entre os meses mais quentes e mais frios do ano. Isso resulta em um clima geralmente seco pela baixa umidade de ar. Mas como isso impacta o cabelo? É simples: os fios tendem a ficar mais secos, ressecados e sem brilho, especialmente os cabelos com química e os cacheados e crespos, que são naturalmente secos.

Assim como toda estação tem seus cuidados especiais, é possível amenizar os danos do outono ao inserir bons hábitos, tratamentos e produtos na rotina.

Os cuidados para ter com o cabelo no outono são:

  • 1. Faça o tratamento de nutrição capilar com mais frequência.

  • 2. Capriche na etapa de hidratação capilar.

  • 3. Lave o cabelo na frequência certa e com água fria ou morna.

  • 4. Evite dormir com o cabelo molhado e outros maus hábitos para prevenir a queda.

  • 5. Aposte na reconstrução para reparar as agressões do clima seco.

  • 6. Invista em um creme para pentear que ajuda no combate ao frizz.

  • 7. Priorize a finalização natural do cabelo.

Veja os detalhes de como cuidar do cabelo na estação!

1. Faça o tratamento de nutrição capilar com mais frequência

Já que o outono tem um clima menos úmido do que o verão, vale fazer algumas alterações no seu cronograma capilar durante a estação. Para quem tem cabelo naturalmente mais seco, a nutrição capilar é o segredo para devolver óleos e nutrientes, suprindo uma das necessidades desse tipo de fio!

Assim como a reposição de água garante madeixas saudáveis, brilhosas e livres do ressecamento, a nutrição é ideal para combater o frizz excessivo não só de cabelos encaracolados, como também de todas as texturas.

Dica de Diva: a linha Nutrição Mágica, de Niely Gold, é uma ótima opção para nutrir o cabelo no outono! Os produtos contam com óleo de coco e abacate para hidratar e nutrir profundamente os fios, oferecendo maciez e brilho.

2. Capriche na etapa de hidratação capilar para devolver água aos fios

Fazer a hidratação capilar é um dos melhores cuidados para evitar o cabelo ressecado no outono! Na estação com clima mais seco do que a anterior, o ressecamento pode atingir cabelos secos, mistos e oleosos, dos lisos aos crespos. É nesse ponto que entra o tratamento, que repõe água e vitaminas para minimizar a desidratação dos fios.

3. Lave o cabelo na frequência certa e com água fria ou morna

Se você não tem uma rotina para lavar o cabelo, saiba que é preciso higienizar os fios nos dias certos para que eles fiquem saudáveis no outono! O ideal é lavar o cabelo liso, oleoso e misto dia sim, dia não para equilibrar a oleosidade do couro cabeludo. No caso de cabelos cacheados, crespos e quimicamente tratados, o espaçamento de pelo menos dois dias pode ser o suficiente para manter os fios cheios de saúde.

Além disso, é muito comum enxaguar os fios com água quente nesta estação por causa da temperatura baixa. Mas evite esse hábito, tá, diva? Prefira a água morna ou fria, já que a temperatura alta pode ressecar e deixar os fios opacos e quebradiços. Um truque é lavar o cabelo com água morna e, no último enxágue, higienizar com água fria para selar as cutículas e dar brilho.

4. Evite dormir com o cabelo molhado e outros maus hábitos para prevenir a queda

A queda de cabelo acontece com maior frequência no outono e inverno, as estações mais frias do ano. Alguns maus hábitos podem potencializar ainda mais a queda, o que torna importante evitá-los e cuidar dos fios com carinho e atenção! Um deles é dormir com o cabelo molhado, que não só aumenta a queda, como também quebra os fios.

Outros hábitos que você já conhece são lavar o cabelo com água quente, que abre as cutículas e também resseca as madeixas, e higienizar com pouca frequência ou em excesso. Usar bonés, chapéus e outros itens que abafam o couro cabeludo também pode piorar a queda.

5. Aposte na reconstrução para reparar agressões do clima seco

Tanto para reparar os danos deixados pelo verão quanto para reconstruir o cabelo seco e ressecado no outono, a reconstrução capilar é indispensável! Ela repõe proteínas e massa aos fios para dar força e resistência, o que repara e evita quebra, pontas duplas e aspereza. Para fazer, você só precisa investir em uma linha desenvolvida para fazer o tratamento, como a coleção Reconstrução Potente, de Niely Gold! A fórmula é rica em extrato de bambu e Max Queratina-V para reconstruir e devolver resistência, força, emoliência e maciez aos fios.

6. Invista em um creme para pentear que ajude no combate ao frizz

Apesar de ser normal, o frizz pode incomodar mais ainda durante o outono pela falta de óleos no cabelo. Para driblar isso, o truque é caprichar em produtos que ajudem no controle do frizz, como um creme para pentear que tenha essa função. Para encontrar o melhor produto, escolha um que ajude a suprir a necessidade do seu cabelo, como hidratação, nutrição, reconstrução, com química, entre outros casos especiais. 

Se você tem um cabelo cacheado ou crespo, a nossa sugestão é o creme para pentear da linha Cachos do Seu Jeito, que desembaraça e conta com manteiga de karité e óleo de linhaça para hidratar e nutrir os cachos, além da ação antifrizz, antiumidade e antitérmica para proteger os fios! 

Caso você tenha passado pelo processo de coloração, descoloração ou outras químicas, o creme para pentear da linha Pós-Química é a escolha certeira para reconstruir e proteger as madeixas.

7. Priorize a finalização natural do cabelo

Como o clima seco do outono deixa os cabelos com menos umidade, é bom evitar o uso de ferramentas de calor. A temperatura alta dos aparelhos pode agravar ainda mais o ressecamento e o aspecto seco dos fios, especialmente se for um cabelo com química, como alisamento e descoloração. 

Mas isso não quer dizer que você não deve usar chapinha, secador, babyliss ou difusor nas madeixas, diva! A dica é reduzir e deixar para usar a ferramentas em ocasiões especiais, sempre com a aplicação de um creme para pentear com proteção térmica antes de expor os fios ao calor.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram