Fique Diva - Como cuidar dos cachos 3C? Dicas para tratar o cabelo cacheado

30/11/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Como cuidar dos cachos 3C? Dicas para tratar o cabelo cacheado

O cabelo cacheado do tipo 3C é muito confundido com o crespo tipo 4A, por causa dos cachos mais fechados

O cabelo cacheado do tipo 3C é muito confundido com o crespo tipo 4A, por causa dos cachos mais fechados

A diferença entre eles é que o tipo 3C é mais definido e mais grosso

A diferença entre eles é que o tipo 3C é mais definido e mais grosso

Para cuidar do cabelo cacheado 3C, escolha produtos com composição mais leve e fórmulas hidratantes (Instagram @its_micaaah)

Para cuidar do cabelo cacheado 3C, escolha produtos com composição mais leve e fórmulas hidratantes (Instagram @its_micaaah)

A hidratação, assim como a nutrição, precisam fazer parte da rotina de quem tem cacho 3C

A hidratação, assim como a nutrição, precisam fazer parte da rotina de quem tem cacho 3C

Para ajeitar os fios no day after, as receitas caseiras no borrifador são uma ótima pedida

Para ajeitar os fios no day after, as receitas caseiras no borrifador são uma ótima pedida

O cabelo 3C é o tipo de cacho mais definido e próximo do cabelo crespo. Apesar das diferenças entre cada formato de cacho, muita gente ainda tem dúvidas sobre a classificação dos cabelos cacheados e crespos. Isso porque alguns cachos são muito parecidos, como o tipo 3C e o 4A. Os dois são bem fechados e tendem a ser mais ressecados, porém o primeiro tipo é cacheado, mais definido e grosso, enquanto o segundo é crespo, mais fino e sensível. 

Se você tem um cabelo cacheado 3C, confira as dicas que o Fique Diva separou para você! Além de conhecer mais sobre o seu tipo de cacho, você vai aprender a finalizar, revitalizar, hidratar e nutrir o cabelo 3C feminino. Dá uma olhada!

O cabelo 3c resseca com mais facilidade por causa do formato

Diferentemente dos fios ondulados, em que a raiz é mais lisa do que o comprimento e pontas, o cabelo cacheado 3C começa a enrolar desde o início. Por conta desse formato encaracolado, a oleosidade produzida no couro cabeludo quase não chega às pontas, contribuindo para o ressecamento do cabelo cacheado.

Nesse caso, é importante escolher shampoos e condicionadores que sejam hidratantes e nutritivos com formulação mais leve para higienizar os cachos sem agredí-los. Outra dica importante é lavar os fios com água fria ou morna, pois a alta temperatura prejudica muito os cabelos. E procure dar um intervalo entre as lavagens para preservar a oleosidade das madeixas.

Hidratação e nutrição são os principais tratamentos para o cabelo 3C

Como o cabelo 3C tende a ser ressecado e sofrer com o excesso de frizz, é preciso repor  água e óleos aos fios. Para isso, você pode fazer hidratação capilar e nutrição nos seus fios! A hidratação regular, de uma a duas vezes por semana, é o tratamento indicado para fazer a reposição de água e vitaminas, seja com máscara concentrada ou com uma linha completa de hidratação para cabelos cacheados. A linha completa garante ainda mais benefícios, já que cada produto complementa o outro. 

A nutrição é ainda mais importante para repor óleos e nutrientes e manter o cabelo cacheado 3C saudável. Com creme de tratamento, óleo de cabelo ou, melhor ainda, uma coleção completa, é ela quem vai repor nutrientes que os cachos precisam para ficarem com menos frizz, mais macios, brilhosos e definidos.

Para que o cabelo 3C tenha todas as suas necessidades atendidas, o ideal é que você siga um cronograma capilar para cabelos cacheados. Além da hidratação e nutrição, a etapa de reconstrução também faz parte da rotina. Ela é responsável por repor proteínas aos fios, reparando danos e fortalecendo a fibra capilar. Em cabelos cacheados saudáveis, ela é incluída apenas uma vez ao mês para fazer uma reparação de danos, mas pode ser feita com mais frequência em cabelos pouco ou muito danificados.

 

A fitagem é uma finalização que mantém o cabelo 3C definido

Como o cabelo cacheado 3C costuma ser denso e mais volumoso, é comum que ele pese e perca o formato com rapidez. Por isso, uma boa finalização é o segredo para que seus cachos fiquem intactos e poderosos por mais tempo. Entre os métodos mais conhecidos, a fitagem é uma das melhores maneiras de garantir a definição dos cachos por um período bem maior. Basta usar o creme para pentear da sua preferência e dividir as mechas em fitas, amassando-as de baixo para cima. 

Saiba como fazer uma finalização rápida que deixa o cabelo 3C volumoso

Se você prefere cabelos cacheados volumosos, saiba que é possível conseguir esse feito com uma finalização simples e prática! Você só precisa de um creme de pentear e de um finalizador que garanta volume aos cachos. A nossa sugestão é o Creme de Pentear e a Gelatina de Volumão da linha Cachos do Seu Jeito, de Niely Gold, ricos em enriquecido com óleo de linhaça e manteiga de karité para hidratar e garantir cachos sedosos!

Após finalizar o cabelo com o creme de pentear e a gelatina de volumão no comprimento e pontas do cabelo 3C, faça uma fitagem em mechas grossas e deixe secar naturalmente ou com a ajuda de um difusor. Essa finalização garante um cabelo mais volumoso e com cachos bem naturais!

 

Aposte em um spray para arrumar os cachos do cabelo 3c no day after 

O dia seguinte após a lavagem pode ser um pesadelo para quem ainda não sabe lidar com os cabelos cacheados. Isso porque o atrito com o travesseiro ou o ato de ficar passando a mão nos fios toda hora pode desfazer os cachos e ainda piorar o frizz!

O truque é apostar em spray formulado para reavivar os cachos no day after. A nossa sugestão é o Spray Day After da linha Cachos do Seu Jeito, de Niely Gold, enriquecido com óleo de linhaça e manteiga de karité para hidratar e garantir fios sedosos. O produto conta com um sistema de escudo protetor, com proteção térmica e com tecnologia antifrizz e antiumidade. A definição do cabelo 3c é imediata!

Publicada em: 20/09/2017

Atualizada em: 30/11/2021

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram