Fique Diva - Como definir os cachos depois da coloração? 5 hábitos que você deve fazer no seu cabelo

14/01/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Como definir os cachos depois da coloração? 5 hábitos que você deve fazer no seu cabelo

Veja como definir os cachos depois da coloração com hábitos e cuidados diários (Foto: Instagram @lillischaub)

Veja como definir os cachos depois da coloração com hábitos e cuidados diários (Foto: Instagram @lillischaub)

Para recuperar a definição do cabelo cacheado depois de pinta, fazer texturização e seguir um cronograma capilar é essencial (Foto: Instagram @malaikaterry)

Para recuperar a definição do cabelo cacheado depois de pinta, fazer texturização e seguir um cronograma capilar é essencial (Foto: Instagram @malaikaterry)

Proteger os cachos de agressões externas e usar tintas que hidratam os fios são hábitos que ajudam a recuperar a definição (Foto: Instagram @jasmeannnn)

Proteger os cachos de agressões externas e usar tintas que hidratam os fios são hábitos que ajudam a recuperar a definição (Foto: Instagram @jasmeannnn)

Como definir os cachos depois da coloração é uma das principais dúvidas das cacheadas que mudam a cor dos fios. Transformar a cor do cabelo é um processo químico, por isso é natural que a estrutura dos cachos seja levemente modificada, resultando em fios mais abertos e menos definidos. Mas essa perda de definição costuma ser temporária, desde que sejam adotados alguns cuidados com os fios no dia a dia.

Confira 5 hábitos que não podem faltar na sua rotina após pintar o cabelo cacheado para recuperar a definição!

1. A texturização é aliada para recuperar a definição dos cachos depois de pintar

A texturização é a melhor amiga de quem perdeu a definição do cabelo cacheado depois da coloração. Essa técnica de finalização ajuda a criar cachos nos fios sem o uso de produtos químicos ou babyliss. Uma das técnicas de texturização mais conhecidas e fáceis de fazer é a fitagem, que consiste em dividir os fios em mechas finas com um pente de dentes largos ou com os dedos, como se fossem fitas, para estimular a criação de cachos.

Além da fitagem, os twists e o dedoliss são boas alternativas para dar textura aos fios. Em todos os casos, mais do que a técnica em si, é importante ter como aliado um bom creme de pentear para ajudar a definir os cachos. Os produtos mais nutritivos e ricos em óleos, como o óleo de argan e o óleo de linhaça, são as melhores escolhas, já que deixam os cachos mais hidratados e auxiliam no controle do frizz, deixando o caminho livre para que os fios definam.

2. Seguir um cronograma capilar para cabelos com química é fundamental

Coloração também é química, viu, diva? E depois de mudar a cor do seu cabelo, não tem jeito: você vai precisar mudar o seu cronograma capilar e incluir produtos para cabelos quimicamente tratados na rotina se quiser recuperar a definição dos cachos.

A frequência dos tratamentos também faz a diferença. Por isso, nada de ficar sem hidratar o cabelo. Até que os fios estejam restaurados e voltem a definir naturalmente é essencial hidratar e nutrir os os cachos toda semana, além de fazer uma reconstrução a cada 15 dias.

3. Seque e desembarace o seu cabelo cacheado cuidadosamente após lavar

Você provavelmente já ouviu falar ou leu aqui no Fique Diva que o cabelo cacheado deve ser desembaraçado de baixo para cima para evitar que os nós se acumulem nas pontas e o cabelo quebre. E se esse cuidado é essencial em cabelos sem coloração, depois de pintar os fios ele é ainda mais importante. Pentear os cabelos cuidadosamente não só previne a quebra, mas também ajuda a recuperar (e manter) a definição depois de pintar o cabelo.

Na hora de secar as madeixas com a toalha, também é importante fazer movimentos suaves, apertando os fios de baixo para cima, o que vai evitar a formação de frizz excessivo, que atrapalha a definição, e ainda previne que os fios se rompam e os cachos fiquem ainda mais abertos.

4. Proteger os fios de agressões externas ajuda a definir os cachos depois da coloração

Cabelos cacheados com coloração devem ser protegidos a qualquer custo, diva. Isso porque os fios já foram afetados pela química, que retirou nutrientes da fibra capilar e alterou a forma dos fios. Ou seja, quanto mais agressões externas, maior o nível dos danos e maior a perda de definição.

Para definir os cachos depois da coloração, evite atividades que podem danificar os fios (e ainda desbotar a cor do cabelo!), como mergulhar na água de mar ou piscina. Caso vá se expor ao sol, sempre passe um creme de pentear, óleo ou silicone capilar com filtro UV para proteger as madeixas do ressecamento causado pelos raios solares. 

Na hora de lavar, nada de água quente e shampoos muito adstringentes. Prefira água fria ou morna e shampoos nutritivos e hidratantes. Para dormir, a fronha ou a touca de cetim são aliadas para reduzir a fricção das madeixas com o travesseiro, preservando a definição que você conquistou com os tratamentos e a texturização dos fios.

5. Usar tintas de cabelo que protegem os fios reduz a perda de definição dos cachos

Você também pode começar a cuidar dos seus cachos e prevenir a perda de definição durante a mudança de cor. O segredo é usar uma tinta de cabelo cuja fórmula trate os fios enquanto colore e que também ofereça um tratamento para selar as cutículas do cabelo e hidratar os fios após a descoloração. O hábito de usar produtos com essas características tanto na primeira mudança de cor quanto nos retoques - que devem ser feitos apenas na raiz, ok, diva? - será fundamental para reduzir a perda de definição e recuperar os cachos mais rapidamente depois de pintar. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram