Adivinha quem chegou? Ele mesmo, o verão! Época perfeita para curtir uma praia, relaxar na beira da piscina e conseguir aquele bronze que você desejou o ano todo. Só que toda essa exposição ao sol, ao cloro e à água salgada exigem alguns cuidados com os cabelos, principalmente se forem coloridos, já que esses agentes externos podem desbotar e ressecar os fios. Confira as dicas do Fique Diva para você manter a cor das suas madeixas intactas durante a estação mais quente do ano!
Use produtos específicos e que tenham filtro UV na composição
Não adianta pintar os cabelos e tratá-los como se eles ainda tivessem a cor natural. Os fios coloridos precisam de produtos específicos, o que significa trocar o seu shampoo e o condicionador de sempre por outros que irão proteger a sua nova tonalidade. Escolha aqueles que não têm sal na fórmula, pois são os que agridem menos as madeixas.
Mesmo que seja muito difícil, procure intercalar as lavagens, sempre regulando a temperatura, já que a água quente desbota a nuance mais rápido, em especial para quem decidiu ficar ruiva. Além disso, verifique se os produtos têm filtro UV. É ele que vai protegê-los dos raios solares, evitando aquele tom sem graça e a perda do brilho.
Creme para pentear ou leave-in nunca é demais!
Antes de se expor ao sol, no banho, antes de secar o cabelo... Você pode esquecer de qualquer coisa, menos do creme para pentear. Se você preferir o leave-in, tudo bem, pode ser também. O importante é que esses produtos irão selar os fios, protegendo-os do sol, do vento e dos demais agentes externos.
Por causa dessa proteção, os cabelos não irão desbotar com facilidade, ou seja, a sua nova cor vai durar bem mais. Tem mais: o creme para pentear ou leave-in evitam o ressecamento, o frizz e as temidas pontas duplas.
O cronograma capilar precisa fazer parte da sua rotina no verão
A agenda de tratamentos é importante para todos os tipos de cabelos. Para os fios coloridos e em pleno verão, ela é mais do que necessária. A coloração, ainda mais se for permanente, é uma química muito potente e os fios podem ficar ressecados logo após o procedimento. Então, não abra mão do cronograma para recuperar a saúde capilar.
O importante é testar os três tratamentos - hidratação, nutrição e reconstrução - e saber como seu cabelo se comporta com cada um. Assim, você vai conseguir perceber quais deve priorizar para deixar seus fios macios, brilhosos e saudáveis, mesmo após a coloração.
É loira? Fique atenta aos produtos desamareladores!
O cabelo loiro, bem iluminado, combina demais com o verão. Mas quem aposta na cor sabe que, com o passar do tempo, os fios começam a ficar meio amarelados, como se a tonalidade estivesse desgastada. Isso acontece porque os agentes externos e o uso de ferramentas de calor com frequência começam a danificar os pigmentos claros e modificam a nuance.
Para evitar esse problema, é comum investir no shampoo roxo, que vai “limpar” essa pigmentação amarelada e neutralizar a cor de acordo com o tom das suas madeixas. De fato, é a melhor opção, mas, nessa época do ano, o produto pode ressecar muito os seus cabelos e apagar o brilho natural. O uso ideal é uma vez por semana, então, respeite essa frequência. Ah! E capriche na hidratação!