Fique Diva - Como descolorir o cabelo sozinha em casa?

14/06/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Como descolorir o cabelo sozinha em casa?

Antes de descolorir os cabelos, é preciso tomar alguns cuidados para que a química não danifique os fios (Instagram @curly.glorii)

Antes de descolorir os cabelos, é preciso tomar alguns cuidados para que a química não danifique os fios (Instagram @curly.glorii)

Os cabelos precisam estar bem cuidados antes da descoloração (Instagram @mayssas_beauty_mark)

Os cabelos precisam estar bem cuidados antes da descoloração (Instagram @mayssas_beauty_mark)

O pó descolorante é incompatível com outras químicas, fique atenta ao descolorir o cabelo em casa! (Instagram @makeupbyameliawebb)

O pó descolorante é incompatível com outras químicas, fique atenta ao descolorir o cabelo em casa! (Instagram @makeupbyameliawebb)

Faça um teste de mecha para saber se os fios estão preparados para a descoloração (Instagram @toni_macaroni)

Faça um teste de mecha para saber se os fios estão preparados para a descoloração (Instagram @toni_macaroni)

Faça uma hidratação nos cabelos depois da descoloração (Instagram @nonnymulholland)

Faça uma hidratação nos cabelos depois da descoloração (Instagram @nonnymulholland)

Se você pensa em clarear os cabelos, mas tem as madeixas muito escuras, é necessário passar pela descoloração primeiro. Esse procedimento químico é muito agressivo e, se for feito de forma incorreta, pode danificar demais e até mesmo provocar a quebra dos fios. É por isso que o Fique Diva separou algumas dicas para você que quer descolorir os cabelos sozinha, mas não sabe por onde começar. Confira!

Como descolorir o cabelo: saiba o que é preciso para clarear os fios

Em resumo, para descolorir em casa você vai precisar de um pó descolorante e água oxigenada. Essa é a mistura mais utilizada para clarear o cabelo escuro. A água oxigenada pode ser encontrada em até quatro diferentes volumes: 10, 20, 30 e 40 e você deve escolher de acordo com o nível de clareamento desejado. Mas antes de partir para a descoloração, é essencial tomar alguns cuidados pré-clareamento, como fortalecer os cabelos e fazer um teste de mecha.

Os cabelos precisam estar saudáveis antes de receber a química

Coloração, alisamentos, permanentes… Tudo isso pode agredir os cabelos. Com a descoloração, essa agressão pode ser ainda mais intensa se os fios não estiverem devidamente saudáveis.

Por isso, antes de aplicar o pó descolorante nos cabelos, não abra mão da hidratação para manter a maciez. Além disso, a umectação com óleos vegetais repõe a oleosidade dos fios e nutre profundamente. Para completar, invista na queratina líquida, para devolver as proteínas e a massa capilar perdida.

Faça um teste de mecha antes da descoloração

Mesmo que os seus cabelos estejam aparentemente saudáveis e macios, o teste de mecha é essencial para saber se as suas madeixas estão realmente prontas para a descoloração. 

Veja como fazer:

1° passo: misture o pó descolorante e água oxigenada em um recipiente. Como essa mistura é apenas para fazer o teste, você pode misturar pouca quantidade, suficiente para uma mecha;

2° passo: separe uma pequena mecha de cabelo na parte de trás do cabelo e aplique a mistura;

3° passo: aguarde o tempo especificado pelo fabricante. Não teve problemas? Então você está liberada para descolorir o cabelo. Caso os fios quebrem ou fiquem elásticos, aguarde mais alguns meses até que eles estejam completamente fortalecidos.

Vale lembrar ainda que o pó descolorante é incompatível com outras químicas, como guanidina e tioglicolato, então fique atenta! Se tiver alguma dúvida, é melhor pedir ajuda a um profissional de confiança.

Saiba como descolorir os cabelos em casa sem sustos

Se você está decidida a descolorir os cabelos sozinha e já viu que não tem nenhuma contraindicação, então é hora de colocar a mão na massa - ou melhor, no pó descolorante e na água oxigenada. Confira o passo a passo:

1º passo: misture em um recipiente duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada até ficar com uma consistência homogênea.

Dica de Diva: use um pó descolorante azul, que evita o aspecto amarelado dos fios, e uma água oxigenada que seja compatível com o clareamento que você deseja. A de 40 volumes é muito forte e por isso nem sempre é recomendada.

2º passo: aplique a mistura mecha por mecha com a ajuda de um pincel, começando sempre das pontas para a raiz (que costuma clarear bem mais rápido). Deixe agir por, no máximo, 30 minutos, sempre verificando a cor a cada cinco minutos.

3º passo: depois do tempo de pausa, lave bem os fios com shampoo e água fria, sem deixar nenhum resíduo. Aproveite para fazer uma hidratação nos fios depois da lavagem.

Dicas para pintar o cabelo em casa depois de descolorir

A descoloração normalmente é apenas o primeiro passo de uma grande transformação. Logo depois, vem a coloração com a nuance desejada e surgem algumas dúvidas sobre como fazer a pigmentação dos fios.

A primeira e mais comum é se pode pintar o cabelo logo depois de descolorir. E sim, diva, você pode pintar as madeixas no mesmo dia da descoloração. Porém, é importante que os fios estejam completamente secos se for usar tinta permanente. Apenas tonalizantes podem ser usados em cabelos úmidos.

Caso não queira esperar as madeixas secarem naturalmente, você pode usar um secador com o vento frio, já que o vento quente pode ressecar e danificar os fios que já vão estar sensibilizados pela descoloração. Depois, é só seguir direitinho o passo a passo do folheto explicativo que vem na caixinha de coloração e arrasar com a sua nova cor de cabelo!

Publicada em: 08/11/2017

Atualizada em: 14/06/2022

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram