Fique Diva - Como escolher o melhor produto para o meu tipo de fio?

23/12/2019 / Publicado por Joanna Lopes

Como escolher o melhor produto para o meu tipo de fio?

Na hora de escolher um produto para cuidar dos fios, é importante levar em consideração o seu tipo de cabelo e as suas necessidades.

Na hora de escolher um produto para cuidar dos fios, é importante levar em consideração o seu tipo de cabelo e as suas necessidades.

Usar produtos inapropriados pode causar danos aos fios. POr isso, busque os produtos adequados e a malhor maneira de aplicar no seu cabelo

Usar produtos inapropriados pode causar danos aos fios. POr isso, busque os produtos adequados e a malhor maneira de aplicar no seu cabelo

Os cabelos coloridos precisam de cuidados especiais para preservar a saúde dos fios (Foto Instagram: @_yaramel)

Os cabelos coloridos precisam de cuidados especiais para preservar a saúde dos fios (Foto Instagram: @_yaramel)

Saber qual o seu tipo de cabelo ajuda a entender as suas necessidades e a evitar que fiquem danificados (Foto Instagram:@alittlealeja)

Saber qual o seu tipo de cabelo ajuda a entender as suas necessidades e a evitar que fiquem danificados (Foto Instagram:@alittlealeja)

Conhecer o tipo seu cabelo é o primeiro passo na hora de escolher o melhor produto para tratar dos fios. Seja na hora de lavar, de pentear, ou até mesmo nos cuidados básicos do dia a dia, cada cabelo tem as suas necessidades e, quanto mais específica você for na hora de escolher o que usar, mais fácil de alcançar o efeito desejado. Por isso, para dar mais brilho e saúde às madeixas, leve sempre em consideração a textura, oleosidade, espessura do fio entre outros. Isso porque usar um produto que não é voltado para o seu tipo de cabelo pode alterar a sua estrutura natural e aparência, além de causar danos maiores. Para te ajudar nessa missão, nós separamos os melhores produtos capilares para cuidar de cada tipo de cabelo para você arrasar, diva!

Cabelo oleoso: cuidados para evitar que os fios fiquem pesados 

Um cabelo oleoso é aquele que tem uma maior concentração de oleosidade na raiz e que se estende por todo o comprimento. Por isso, o principal cuidado é evitar produtos que aumentem a oleosidade. Condicionadores e leave-in são os que mais precisam de atenção, pois podem deixar o cabelo com muito mais brilho e com um aspecto gorduroso. Por isso, evite ao máximo usá-los na raiz e de preferência aplique apenas nas pontas e em pouca quantidade. Outra dica é fugir dos condicionadores leitosos ou perolados, que por terem uma ação muito hidratante acabam deixando os fios mais pesados. Uma boa escolha são os tipos transparentes que dão muito mais leveza. Você também pode recorrer às linhas anti oleosidade que são pensadas justamente para tratar dos cabelos oleosos.

Cabelo seco: veja o que é preciso para manter os fios hidratados

Os cabelos secos são mais opacos e costumam ter um aspecto mais áspero, com pontas mais frágeis e quebradiças. Para esse tipo de madeixas, o ideal é apostar em produtos de hidratação à base de aminoácidos, pois eles fortalecem a estrutura e dão mais movimento aos fios, além de dar um gás na queratina. Outra alternativa é apostar em ampolas e máscaras de hidratação. Só tome cuidado para não exagerar. Os cabelos secos precisam de cuidados, mas não em excesso, pois você pode acabar enrijecendo as fibras do cabelo e quebrando ainda mais. Escolha um shampoo com pH equilibrado e invista em condicionadores hidratantes.

Cabelo misto: veja como manter a hidratação dos fios

Os cabelos mistos são um grande desafio justamente por ser seco e oleoso ao mesmo tempo. Mulheres com cabelos mistos têm a raiz mais oleosa enquanto o comprimento fica mais ressecado. Por isso, esse tipo de fio tende a ficar mais opaco e sem brilho. O ideal é você usar sempre produtos para cada tipo de cabelo dependendo da região em que vai aplicar já que o couro cabeludo costuma ser mais oleoso e as pontas mais secas. Por exemplo, o shampoo a ser aplicado na raiz pode ser uma versão antioleosidade enquanto o condicionador, a ser aplicado nas pontas ter propriedades hidratantes. Por isso, invista na hidratação a cada duas semanas, mas sem encostar na raiz.

Cabelo tingido: cuidados para evitar o ressecamento dos fios 

Pintar o cabelo traz uma repaginada no look de qualquer mulher. Mas também exige mudanças e cuidados maiores na hora de cuidar dos fios. Os cabelos tingidos precisam sempre de um reforço na hidratação já que qualquer tipo de química resseca. Para quem tem tons mais claros que o natural, ou que passou por um processo de descoloração, o ideal é apostar em shampoos livres de sulfato e condicionadores e máscaras capilares com forte poder de restauração. Você também pode apostar no shampoo desamarelador - também conhecido como shampoo roxo - que neutraliza o tom amarelado e deixa os fios loiros mais brilhantes.

Já os cabelos tingidos de outras cores, como castanho e preto, precisam reforçar na hidratação a cada semana. Por isso, escolha linhas hidratantes que evitam o ressecamento e que também sejam sem sulfato. Já as máscaras capilares são essenciais para repor a perda de nutrientes fundamentais para a saúde dos fios. A dica é escolher as máscaras de tratamento com poder nutritivo, pois elas oferecem brilho, força e mais vitalidade aos fios, combatendo ressecamento e as temidas ponta duplas.

Cabelo alisado: cuidados específicos para a saúde dos fios 

A química de alisamento é uma das mais agressivas pois muda a estrutura do fio. Por isso, eles ficam mais frágeis e danificados. O ideal é usar o máximo de produtos capilares que hidratam e revitalizam. Linhas de tratamentos para cabelos com química são essenciais já que a sua formulação é própria para atender as necessidades desse tipo de madeixas. Óleo finalizador também é uma ótima opção pois é rico em propriedades nutritivas e garante mais brilho e maciez. Já os produtos com vitamina E e antioxidantes ajudam a prolongar o resultado da química por mais tempo. Por último, mas não menos importante, o produto que não pode sair da cabeça das alisadas é o protetor térmico, principalmente para quem continua usando chapinha e secador. O calor é um grande inimigo dos fios e protetores térmicos ajudam a blindar o seu cabelo de maiores prejuízos. 

Agora que você já sabe identificar o seu tipo de fio e os cuidados necessários, temos certeza que você vai arrasar com cabelos brilhosos e super saudáveis! 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram