Ao contrário do que muita gente pensa, nem só de hidratação vive um cabelo cacheado. Além de repor a água dos fios com máscara concentrada, os cachos também precisam de lipídios e proteínas. Para isso, existem outras etapas como a nutrição e a reconstrução, além da cauterização feita com queratina líquida. Quer saber mais sobre o tratamento? Continue lendo a matéria com todas as dicas do Fique Diva!
O que é cauterização?
É comum ficar em dúvida a respeito da cauterização e como fazer o tratamento nos cabelos cacheados. Afinal, a hidratação é o tratamento mais comum, mas é na cauterização que as madeixas repõem a massa capilar perdida com agentes externos e danos químicos.
Por isso, se você é cacheada e está passando por transição capilar, ou faz algum procedimento químico, como coloração e relaxamento, não deixe a cauterização de lado. Feita com queratina líquida, esse tratamento age profundamente nos fios e devolve os nutrientes que seus cachinhos precisam.
A queratina líquida não alisa o cabelo cacheado!
Um dos maiores medos das cacheadas é perder os cachos com a queratina líquida. Mas, se essa é a sua preocupação, pode ficar sossegada, porque o produto não tem esse poder alisante.
O que acontece muitas vezes é que a queratina líquida deixa os fios tão alinhados que causam a impressão de que os cachos ficaram mais lisos, mas é um efeito bem temporário. Na próxima lavagem, seus cachos estarão de volta - a gente garante!
Saiba como fazer a cauterização capilar nos cachos
A queratina líquida não é difícil de usar, por isso a cauterização pode ser feita em casa mesmo. O mais recomendado é fazer o tratamento a cada dez ou quinze dias, mas, dependendo da necessidade dos seus cachos, pode reduzir o intervalo para uma semana. Aprenda a fazer a cauterização:
1º passo: lave o cabelo duas vezes com um shampoo sem sal, para limpar bem os fios.
2º passo: com os cabelos ainda úmidos, borrife a queratina líquida no comprimento e nas pontas e deixe o produto agir por 10 minutos.
3º passo: sem enxaguar a queratina, aplique uma máscara de hidratação, enluvando as mechas, e deixe agir por mais 3 minutos. Esse passo é importante para manter os cachos bem macios.
4º passo: depois do tempo de pausa, retire todo o produto sem deixar resíduos e finalize como de costume.
A reconstrução é diferente da cauterização
Tanto a reconstrução quanto a cauterização tem o mesmo objetivo, que é repor as proteínas dos cabelos. A diferença entre os tratamentos está no produto utilizado para essa finalidade. Enquanto a cauterização é feita com a queratina líquida, em uma etapa mais profunda, a reconstrução é um pouco mais rápida, já que só precisa de uma máscara concentrada reconstrutora. Além disso, ela é feita de forma bem parecida com a hidratação.