Fique Diva - Como fazer fitagem no cabelo cacheado longo? Aprenda 6 truques!

09/09/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Como fazer fitagem no cabelo cacheado longo? Aprenda 6 truques!

Vai fazer fitagem no cabelo cacheado longo? Confira 6 dicas para acertar na técnica! (Foto: Instagram @vic_toryy)

Vai fazer fitagem no cabelo cacheado longo? Confira 6 dicas para acertar na técnica! (Foto: Instagram @vic_toryy)

A fitagem é uma técnica certeira para dar definição em todos os tipos de cachos (Foto: Instagram @lillischaub)

A fitagem é uma técnica certeira para dar definição em todos os tipos de cachos (Foto: Instagram @lillischaub)

Mais definição e controle de frizz são alguns benefícios de fazer a fitagem no cabelo cacheado longo (Foto: Instagram @amanda__guido)

Mais definição e controle de frizz são alguns benefícios de fazer a fitagem no cabelo cacheado longo (Foto: Instagram @amanda__guido)

A fitagem é a técnica de finalização queridinha das cacheadas. Simples e fácil de fazer, ela é super eficiente na tarefa de deixar os cachos bem definidos e com o frizz controlado. Mas fazer a fitagem em cabelo cacheado longo pode ser um desafio para quem não tem prática com a técnica, já que as madeixas compridas tendem a ser mais volumosas e exigem um trabalhinho extra na hora de finalizar. Pensando nisso, nós listamos 6 truques para facilitar a fitagem nos cabelos longos que funcionam em todos os todos os tipos de cachos, do 2A ao 4C. Vem com a gente!

1. Desembarace bem os cabelos antes de começar a fitagem

As divas cacheadas sabem: não tem finalização que funcione em um cabelo cacheado embaraçado. E para quem tem cabelos longos, desembaraçar bem os fios antes da fitagem é importantíssimo para arrasar na técnica. Com os fios livres de nós, será mais fácil e rápido separar as mechas fitas, já que o pente vai deslizar pelos fios livremente. Com os cabelos ainda molhados, comece a desembaraçar das pontas para cima para evitar quebra e prossiga para a dica número 2.

2. Dividir o cabelo em seções pequenas facilita a finalização

Dividir o cabelo cacheado longo em várias seções é outro passo essencial na fitagem, pois reduz o volume das mechas e, por consequência, facilita a formação dos cachos. Em vez das tradicionais quatro divisões largas, tente fazer seis seções menores com o auxílio de prendedores de cabelo. Isso também vai evitar que os fios voltem a embaraçar durante o processo.

3. Use o creme de pentear na quantidade certa para cada mecha

Assim como aplicar pouco creme de pentear prejudica o resultado da finalização, aplicar o produto em excesso também pode estragar a sua fitagem. Quem tem o cabelo cacheado longo tende a pensar que as madeixas precisam de muito produto, mas cuidado com o excesso, diva. O acúmulo de creme deixa os cabelos pesados, sem movimento e sem definição - que é justamente o contrário do que você está buscando com a fitagem. 

Além disso, o produto usado também faz toda a diferença: cremes que tenham algum óleo nutritivo na composição são perfeitos para quem quer cachos mais definidos, já que esses ingredientes auxiliam no controle do frizz. A nossa dica é o creme de pentear Cachos do Seu Jeito, de Niely Gold, que tem óleo de linhaça e manteiga de karité, uma combinação super nutritiva para todos os tipos de cachos.

4. O pente de dentes largos é perfeito para fazer a fitagem no cabelo cacheado longo

É verdade que a fitagem pode ser feita com os dedos. Mas para as divas de cabelos longos, o pente de dentes largos é um grande aliado. Com esse acessório, fica mais fácil e rápido formar as fitas por todo o comprimento das madeixas. Além do pente de dentes largos, você também pode usar uma escova raquete com dentes firmes. Comece pelas seções da nuca, deslizando o pente da raiz até as pontas de cada mecha. Repita o processo se achar necessário e prossiga para as mechas seguintes até que a fitagem tenha sido feita em todo o cabelo.

5. Tenha um borrifador de água ao seu lado para umedecer os fios

Até terminar a fitagem em todo o cabelo, pode ser que algumas mechas sequem durante o processo. Como o cabelo cacheado não deve ser penteado seco é essencial umedecer os fios caso isso aconteça. Por isso, tenha ao seu lado um borrifador: ele vai permitir que você aplique a água só nas áreas necessárias, evitando que você molhe o restante dos fios e perca todo o trabalho que foi feito até então.

6. A posição do difusor na secagem faz toda a diferença no resultado final

Por fim, o último passo da fitagem: secar os cabelos com o difusor. Caso queira definição e volume, uma dica é jogar os cabelos para frente e secar as madeixas de baixo para cima. Como o cabelo cacheado normalmente é seco nas pontas e essa característica tende a ser mais forte nos cabelos longos, é importante não deixar o vento quente nessa região por muito tempo, para não estimular o ressecamento. Se possível, regule o secador para a temperatura média.

Para as divas que querem mais definição e menos volume, a dica é manter o difusor na posição vertical e começar a secagem da raiz para as pontas, com o vento sempre de fora para dentro. Amasse os cachinhos com as mãos e arrume do jeito que preferir. Lembrando que o difusor é só uma forma de mais rápida de secar os cabelo cacheado longo e ainda conseguir mais definição no processo, mas você também pode deixar as madeixas secarem ao natural, ok, diva?

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram