Fique Diva - Como fazer shampoo caseiro de bicarbonato de sódio?

24/08/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Como fazer shampoo caseiro de bicarbonato de sódio?

A receita caseira de shampoo de bicarbonato ajuda a controlar a oleosidade e também equilibra o ph dos cabelos

A receita caseira de shampoo de bicarbonato ajuda a controlar a oleosidade e também equilibra o ph dos cabelos

As mulheres estão cada vez mais procurando rotinas de lavagem mais naturais e com menos substâncias que obstruem os poros. Optar por um cronograma de cuidados liberado é uma ótima maneira de deixar os fios respirarem e também trazer diversas vantagens para as madeixas. Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso investir rios de dinheiro e nem ter muitos produtos para seguir essa técnica. Para te ajudar nessa missão de fazer lavagens com produtos naturais, o Fique diva separou a receita caseira de shampoo com bicarbonato. Vem com a gente!

O bicarbonato controla a oleosidade e equilibra o ph dos fios

Com uma rotina liberada e natural seus fios ficarão livres do ressecamento dos sulfatos presentes nos shampoos convencionais. Outras substâncias, como petrolatos, parafinas, parabenos e o tão temido óleo mineral, também ficam de fora dos produtos utilizados para as praticantes de low e no poo. A linha soft poo de Niely Gold é perfeita para quem procura produtos com essas características.

Além dos shampoos liberados que são industrializados, você também pode fazer o seu com a receitinha caseira de bicarbonato. E antes de mais nada é preciso entender como o ingrediente vai agir nas madeixas e quais são suas principais vantagens. Ao usar o shampoo natural de bicarbonato você vai conseguir controlar bem a oleosidade produzida no couro cabeludo. Outras vantagens são a esfoliação do tecido da raiz e também o fortalecimento dos fios ao equilibrar o ph do cabelo.

Os benefícios do bicarbonato também podem ser aproveitados em rotinas não liberadas

Caso você não seja adepta das rotinas de low e no poo, o bicarbonato também pode te salvar. Misturar um pouco do seu shampoo convencional com algumas colheres de chá de bicarbonato forma um poderoso antirresíduos. E com ele você pode desobstruir os poros do couro cabeludo e as cutículas dos cabelos sem agredi-los com uma alta concentração de sulfato. Mas, assim como os antirresíduos que você encontra no mercado, a versão natural também não deve ser usada com muita frequência.

 

Veja o passo a passo de como usar o shampoo caseiro de bicarbonato

O shampoo de bicarbonato exige pouquíssimos ingredientes e ele oferece uma ótima limpeza, mas sem fazer espuma. Esse é um aspecto comum em produtos liberados, então não se assuste, basta fazer os movimentos circulares na raiz para realizar a higienização corretamente. O vinagre de maçã vem no final do processo para selar as cutículas e finalizar a etapa. Também não é preciso temer, o seu cabelo não ficará cheirando a vinagre, diva! Agora, vamos ao passo a passo:

1° passo: em um recipiente coloque duas colheres de sopa de bicarbonato e dois copos pequenos de água. A dica é ajustar a proporção de acordo com o comprimento dos seus cabelos.

2° passo: com os fios molhados, aplique a mistura em todo o cabelo, fazendo movimentos para limpar começando pela raiz e levando às pontas.

3° passo: aguarde três minutos e lave os fios com água corrente. Para finalizar é essencial selar tudo com um condicionador liberado ou com o selante natural de vinagre de maçã.

4° passo: em um copo use a medida de um dedo de vinagre de maçã e depois complete com água. Depois da higienização com o bicarbonato basta aplicar a misturinha de vinagre nos fios e enxaguar.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram