Fique Diva - Como ficar ruiva em casa? Saiba as melhores nuances para ter cabelos vermelhos sem descolorir

15/09/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Como ficar ruiva em casa? Saiba as melhores nuances para ter cabelos vermelhos sem descolorir

Saiba como ficar ruiva em casa sem descolorir com dicas e nuances para escolher! ((Foto: Instagram @vitosatalino_official)

Saiba como ficar ruiva em casa sem descolorir com dicas e nuances para escolher! ((Foto: Instagram @vitosatalino_official)

O cabelo castanho escuro não precisa de descoloração para ficar ruivo escuro (Foto: Instagram @sullyg_)

O cabelo castanho escuro não precisa de descoloração para ficar ruivo escuro (Foto: Instagram @sullyg_)

O ruivo acobreado é um dos tons mais adotados de quem quer ficar ruiva (Foto: Instagram @imadamejay)

O ruivo acobreado é um dos tons mais adotados de quem quer ficar ruiva (Foto: Instagram @imadamejay)

O vermelho acaju pode ser adotado em diversos tons de cabelos sem precisar da descoloração (Foto: Instagram @_yaramel)

O vermelho acaju pode ser adotado em diversos tons de cabelos sem precisar da descoloração (Foto: Instagram @_yaramel)

Aprenda a pintar o cabelo e se tornar ruiva em casa! (Foto: Instagram @ellieryan_)

Aprenda a pintar o cabelo e se tornar ruiva em casa! (Foto: Instagram @ellieryan_)

Você pode ficar ruiva com o vermelho bordô, que pode ser apostado em cabelos castanhos escuros sem precisar descolorir (Foto: Instagram @jaelenmitchell)

Você pode ficar ruiva com o vermelho bordô, que pode ser apostado em cabelos castanhos escuros sem precisar descolorir (Foto: Instagram @jaelenmitchell)

Decidiu ficar ruiva por conta própria e não sabe por onde começar? Se sim, você acabou de encontrar o seu ponto de partida da jornada! Antes de transformar o visual em casa, é muito importante buscar por uma grande gama de informações para acertar na nuance e conquistar um cabelo ruivo perfeito. O Fique Diva reuniu algumas dicas para te ajudar a ficar ruiva em casa sem complicações, além de te mostrar nuances de cabelos vermelhos que não precisam da descoloração para alcançar o visual. Dá uma olhada!

Leve em conta a cor base do seu cabelo para se tornar ruiva

A primeira coisa que você deve levar em consideração para ficar ruiva em casa é a cor natural do seu cabelo. Isso vai te ajudar a entender quais tons de ruivo você consegue alcançar sem precisar descolorir os fios de acordo com a regra de clareamento - a coloração tem a capacidade de clarear somente até três tons. Confira algumas nuances de ruivo que, dependendo da sua cor base, é possível atingir sem precisar descolorir:

1. Cabelos castanhos claros e loiros alcançam o ruivo acobreado sem descoloração

O ruivo acobreado é um dos tons queridinhos das ruivas, com reflexos acobreados que chegam perto do ruivo natural. Segundo a tabela de colorimetria, os tons de 5 a 10 (castanho claro e os demais tons de loiro) conseguem alcançar o cabelo ruivo acobreado sem a necessidade de descolorir os fios. Por outro lado, os tons de 1 a 4 (preto, castanho muito escuro, escuro e médio) precisam da descoloração para atingir o ruivo acobreado no tom certo e sem manchas. Por isso, se você tem um cabelo loiro ou castanho claro, é possível se tornar ruiva nesse tom em casa com a coloração Ruivo Acobreado 7.44 de Cor&Ton! Caso o seu cabelo tenha um tom mais escuro e você seja apaixonada pela nuance, vale pedir ajuda da sua cabeleireira de confiança para alcançar o ruivo acobreado sem preocupações.

2. Cabelos castanhos médios, claros e loiros conseguem chegar no vermelho acaju

Graças à versatilidade do tom, o vermelho acaju também é um das nuances que mais fazem sucesso para quem quer se tornar ruiva. Nos cabelos castanhos médios, claros e loiros, o cabelo vermelho acaju pode ser alcançado em diferentes versões, desde as mais escuras até as mais vibrantes. Quer saber quais são as opções de acaju dentro da linha de Cor&Ton? Começando pelo Acaju 6.5, a coloração garante um vermelho escuro e fechado, que pode chegar próximo ao vinho em cabelos castanhos. O Acaju Acobreado 6.54 é uma versão mais aberta e marcante do tom, com nuances mais ousadas e vibrantes. Por último, o Castanho Claro Acaju 5.5 tem um fundo castanho que deixa a cor mais sóbria.

3. Todos os tons de cabelos castanhos e loiros alcançam o vermelho bordô sem descolorir

Se você tem um cabelo bem escuro e quer se tornar ruiva, o vermelho bordô é uma ótima opção de tom de ruivo sem a necessidade de descolorir! O tom 4 da coloração (Bordeaux 4.66) permite uma maior versatilidade, fazendo com que cabelos castanhos escuros conquistem o cabelo ruivo sem precisar danificar os fios com o procedimento da descoloração. O tom chega muito perto do vinho, sendo mais discreto que outros tons de vermelho escuro. Apesar de cabelos castanhos escuros conseguirem atingir o vermelho bordô, tome bastante cuidado para não causar manchas, tá, diva? É importante aplicar corretamente a coloração em todos os fios.

Agora que você conheceu algumas nuances para se tornar ruiva sem precisar descolorir os fios, confira algumas dicas para preparar e tingir o cabelo em casa!

Prepare o cabelo para a coloração antes de ficar ruiva

Saber como pintar o cabelo em casa é um dos primeiros passos para se tornar ruiva sem precisar ir ao salão de beleza. Antes de começar a tingir, você deve investir na quantidade de caixinhas de coloração necessária para cobrir todo o seu cabelo. Após adquirir a coloração, não se esqueça de fazer a prova de toque e o teste de mecha que são ensinadas na embalagem para saber se o cabelo aguenta os danos da coloração e se você não tem alergia a algum componente da química. Só depois de passar nesses dois testes, você deve começar a pintar o cabelo! Também vale passar um hidratante facial nas áreas em que a tinta pode escorrer, como as bordas da testa, as orelhas e a parte de baixo da nuca. Depois disso, separe o cabelo em quatro partes para uma melhor organização na hora de pintar o cabelo.

Comece a pintar o cabelo pelo comprimento para ficar ruiva sem manchar os fios

Para evitar erros ao tingir os fios, como o surgimento de manchas, a dica é começar a pintar o cabelo pelas pontas e comprimento, onde o pigmento da cor pode demorar mais um pouco para fixar da maneira ideal. Nesse sentido, você deve deixar pelo menos 2 centímetros de largura da raiz sem pintar, tá?

Depois de tingir cada mecha e massagear bem os fios, aplique a coloração na raiz. A dica é que você comece a pintar a raiz pela região da nuca, que é mais fria do que a área da testa e têmporas. Após tingir o cabelo da região da testa e têmporas, espere o produto agir pelo tempo indicado na embalagem e, após isso, enxágue abundantemente os fios.

A raiz ruiva ficou acesa? Calma, a cor harmoniza ao longo das lavagens!

Mesmo começando a pintar o cabelo pelo comprimento, você percebeu que a raiz está mais clara do que o resto dos fios? Apesar disso gerar incômodo no início, é normal que aconteça em cabelos virgens, onde a região da raiz é mais saudável e clareia mais rápido. Ao longo das lavagens, você vai perceber que o tom da raiz e do comprimento ficará uniforme, então nada de desespero, tá, diva?

É possível optar por jogar uma tinta mais escura na raiz, mas isso pode causar manchas na cor, então se você quiser escurecer o tom com coloração, procure por sua cabeleireira de confiança para fazer isso por você e evitar reflexos indesejados no cabelo ruivo.

Quer descobrir qual tom de cabelo vermelho combina com você? Experimente um testador virtual!

A saga ruiva é cheia de erros e acertos, diva! A cada retoque de raiz e tonalização dos fios, você aprende a acertar cada vez mais no tom. No entanto, antes de tingir os fios, que tal descobrir qual o tom de cabelo vermelho que mais combina com você? Para isso, é só acessar o Teste Sua Cor, de Cor&Ton, um testador virtual que mostra como a cor se comporta no seu cabelo.

Você só precisa enviar uma foto sua bem iluminada, selecionar o tom de ruivo de sua escolha e pronto! Você pode utilizar a plataforma quantas vezes quiser até encontrar o tom perfeito, além de poder experimentar outras as colorações que citamos e outras 40 tinturas de Cor&Ton.

Depois de ficar ruiva, mantenha o cronograma capilar para cabelos ruivos em dia e cuide da cor com produtos que tenham filtro UV para evitar o desbotamento da cor. É importantíssimo cuidar do cabelo ruivo para que não só a cor continue perfeita, como também os fios permaneçam brilhantes, macios e livres do ressecamento.

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram