As técnicas de texturização facilitam bastante a vida das cacheadas e crespas que desejam cachos mais volumosos e definidos. Para quem está em transição capilar, os acessórios e os diferentes jeitos de secar os cabelos equilibram as texturas e deixam o período mais tranquilo. E o melhor de tudo é que você não precisa se limitar a apenas uma técnica. Dá para testar várias ao mesmo tempo e adaptá-las conforme a sua necessidade. Confira!
Faça uma fitagem nos cachos e seque os fios com a peneira
A fitagem é uma das técnicas mais famosas entre as cacheadas e crespas. Também pudera: com apenas o creme para pentear ou mesmo com o condicionador, os cachos ficam superdefinidos, sem frizz e sem perder o volume. Basta separar as mechas em fitas e amassá-las com as mãos de baixo para cima.
Mas que tal, depois de fazer a fitagem, secar os fios com a peneira? O acessório, que geralmente é usado na cozinha, tem o mesmo efeito do difusor na hora de definir os cachos, dando um volume incrível para o cabelo. E não tem mistério: é só pegar uma mecha e encaixar as pontas dentro do utensílio, que precisa ter um tamanho médio. Posicione o secador na direção dos fios e pronto!
O rake and shake pode ficar ainda mais poderoso com o ritual do COG
Misturar creme para pentear, óleo e gelatina pode ser a combinação perfeita para conseguir aqueles cachos de diva que você sempre quis. Sem contar que o ritual do COG, como a técnica é conhecida, é ótima para garantir um bom day after - ou vários - e ainda funciona em todos os tipos de cachos, dos mais abertos aos mais fechadinhos.
Para deixar o método ainda mais interessante, vale a pena apostar no rake and shake na hora de aplicar os produtos. Assim como a fitagem, essa técnica também divide os cabelos em fitas, mas, antes de soltar as mechas, é só balançá-las um pouco. Essa sacudida desgruda um pouco os cabelos da raiz e dá volume também. Além disso, como os cachos estão mais soltinhos, as madeixas secam mais rápido.
Se tiver com tempo, aposte no dedoliss e no plopping
Nem sempre texturizar as madeixas é algo rápido de fazer, como no caso do dedoliss. Essa técnica consiste em enrolar mechas bem pequenas ao redor dos dedos com o auxílio de um creme para pentear ou um leave-in da sua preferência. Ela é indicada para quem está com mais tempo livre e também para aquelas que gostam de muita definição e pouco volume.
Se quiser potencializar o efeito, basta secar os fios com a técnica do plopping. Sabe aquela camisa de algodão que ficou esquecida na sua gaveta? Pois ela é muito útil para secar os fios. É só posicionar a peça em uma superfície lisa e fazer uma espécie de touca em volta da sua cabeça. Deixe os cachos secarem por completo e prepare-se para ficar diva!