Fique Diva - Como recuperar cabelos danificados? Confira os cuidados para ter fios mais saudáveis

29/05/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Como recuperar cabelos danificados? Confira os cuidados para ter fios mais saudáveis

Para recuperar cabelos danificados, é preciso repensar as atitudes do cotidiano, como evitar banhos quentes, deixar o cabelo secar naturalmente e intensificar o cronograma capilar

Para recuperar cabelos danificados, é preciso repensar as atitudes do cotidiano, como evitar banhos quentes, deixar o cabelo secar naturalmente e intensificar o cronograma capilar

Existem inúmeros motivos que levam o cabelo a perder seus principais nutrientes, seja pela ação de procedimentos químicos, ferramentas de calor ou falta de tratamento. E, quando isso acontece, os fios ficam danificados e frágeis, mas ainda assim é possível recuperá-los com alguns cuidados específicos. É importante ter em mente que métodos mirabolantes não vão salvar o seu cabelo e sim um cronograma estipulado para suprir cada necessidade. Vem com o Fique Diva conferir as dicas!

Dê um tempo no uso de químicas

Se o que causou o dano foram agentes químicos, a primeira atitude a ser tomada é dar uma pausa no uso do produto. No caso de quem utiliza dois procedimentos diferentes, é essencial parar com ambos, mesmo que apenas um tenha sido responsável por prejudicar a saúde capilar.

Isso acontece porque, depois que os fios já estão fracos, qualquer tipo de perturbação à sua estrutura pode causar problemas maiores, como a quebra ou até mesmo queda. Portanto, deixe que o cabelo respire por um tempo e quando estiver recuperado, você poderá voltar com as químicas em segurança.

Retome sua rotina capilar focando nas necessidades do cabelo

Outro aspecto causador de cabelos danificados é a falta de tratamento. Independentemente do seu tipo de cabelo, a hidratação, a nutrição e a reconstrução são importantes para que ele esteja sempre forte. Assim, dificilmente suas madeixas irão sofrer com os danos diários de exposição solar, banhos quentes e uso de ferramentas de calor.

Para identificar o tratamento necessário para os seus fios, aposte no teste de porosidade. Ele é feito apenas com um fio de cabelo e um copo d´água, indicando se é preciso hidratar, nutrir ou reconstruir. Todas as etapas são importantes, mas vale focar naquela que é mais urgente para suas madeixas.

Nada de calor! Aposente o secador e a chapinha por um tempo

Assim que perceber que o fio está danificado, é preciso interromper o uso das ferramentas de calor no dia a dia. O secador, a chapinha e o babyliss enfraquecem o cabelo e, no caso dos que já estão fragilizados, o estrago é ainda maior e nem mesmo o protetor térmico vai ser capaz de impedir. Então, espere que suas madeixas estejam 100% recuperadas antes de voltar a usar esses aparelhos.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram