Fique Diva - Como recuperar o cabelo danificado em casa? Confira essas dicas de cuidados que vão devolver a saúde dos seus fios

18/06/2020 / Publicado por Ariel Borges

Como recuperar o cabelo danificado em casa? Confira essas dicas de cuidados que vão devolver a saúde dos seus fios

O cabelo danificado pode ser recuperado sem que você precise sair de casa (Foto: Instagram @piamuehlenbeck)

O cabelo danificado pode ser recuperado sem que você precise sair de casa (Foto: Instagram @piamuehlenbeck)

A reconstrução capilar é um dos principais processos para a recuperação do cabelo danificado (Foto: Instagram @brandiamarion)

A reconstrução capilar é um dos principais processos para a recuperação do cabelo danificado (Foto: Instagram @brandiamarion)

Shampoos e condicionadores de tratamento ajudam a manter a saúde do cabelo danificado (Foto: Instagram @freshlengths)

Shampoos e condicionadores de tratamento ajudam a manter a saúde do cabelo danificado (Foto: Instagram @freshlengths)

Muitas mulheres acreditam que o cabelo danificado só pode ser recuperado com um dia inteirinho na cadeira de um salão de beleza. Seja por causa de problemas com químicas, excesso de calor ou outras questões, de vez em quando é bom, sim, contar com a ajuda do seu cabeleireiro para resolver alguns problemas… mas você sabia que essa não é a única solução possível? Você pode fazer esse SOS para os seus fios e devolver a saúde deles em casa. Quer descobrir como?  Dá uma olhada nessas dicas de cuidados aqui embaixo! 

A reconstrução capilar é o primeiro cuidado para o cabelo danificado

A primeira coisa que você precisa se preocupar em fazer com o cabelo danificado é fortalecer a fibra capilar. E é aí que a reconstrução capilar entra: seja com a máscara de tratamento ou a queratina líquida, a reposição dessa proteína é essencial para que os fios se recuperem. A reconstrução capilar repara o fio de dentro pra fora, ou seja: enquanto fortalece, também diminui o frizz e deixa o visual mais alinhado e bonito. 

Ela deve ser feita uma vez por semana enquanto os fios permanecerem danificados. Depois disso, aumente o intervalo para duas semanas em cabelos com química e um mês para cabelos naturais.

Use a nutrição e a hidratação entre as reconstruções para o cabelo danificado

Mesmo que a reconstrução capilar seja a base do tratamento para os cabelos danificados, a hidratação e a nutrição também precisam fazer parte do dia a dia de cuidados. Elas vão servir para repor água e nutrientes para os fios e, como a reconstrução sela as cutículas, essas substâncias vão permanecer por mais tempo no fio. Com o tempo, você vai perceber os fios mais macios, sedosos, brilhosos e sem frizz. 

A hidratação pode ser feita com o creme de tratamento puro ou em misturinhas que servem para potencializar o cuidado. Para a nutrição, você vai precisar procurar produtos que tenham óleos naturais na fórmula ou usá-los diretamente nas umectações, perfeitas para pontas duplas e ressecadas. Intercale esses cuidados entre uma e duas vezes por semana, dando sempre um intervalo de no mínimo 48 horas entre cada um. 

Invista em shampoos e condicionadores de tratamento

Os cuidados profundos têm um grande papel na recuperação do cabelo danificado, mas o resultado aparece muito mais rápido se você também contar com a ajuda de produtos que prolongam o tratamento nos cuidados do dia a dia. Por isso, escolher shampoos, condicionadores, cremes para pentear e outros finalizadores que tenham ingredientes nutritivos e hidratantes ajuda muito no processo. Mesmo que a concentração desses componentes seja mais baixa nos produtos de dia a dia, a presença deles potencializa o tratamento e te ajuda a alcançar um resultado melhor e mais rápido.

Aproveite o tempo em casa para fazer uma pausa nos procedimentos que podem danificar os fios

Boa parte dos causadores de danos nos cabelos são processos que precisam ser pausados durante o tempo de recuperação. A gente sabe que, por exemplo, pausar retoques de raiz de coloração ou alisamento pode ser complicado no dia a dia, quando você precisa sair com frequência, mas se você tiver um tempinho para ficar em casa, vale a pena pensar nessa tática. Com esse intervalo, você consegue aumentar o tempo que o seu fio vai ter para se recuperar e não ficar ainda mais danificado antes de voltar à rotina normal de retoques. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram