Se a intenção é reduzir medidas e diminuir o inchaço do corpo, se alimentar bem e beber bastante água pode não ser o suficiente. O metabolismo também precisa estar a todo vapor, para queimar as calorias e distribuir os nutrientes da melhor forma. Mas nem sempre isso acontece, seja por causa da genética, da idade, entre outras coisas. O importante é que, seja qual for o motivo, dá para acelerar esse processo com alguns temperos e especiarias fáceis de encontrar. Confira as dicas!
Os temperos termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo
Sabe o que significa a palavra “termogênico”? É tudo aquilo que produz calor em um determinado ambiente. No entanto, se pensarmos em termos de alimentação, os ingredientes que se enquadram nessa categoria são aqueles que aceleram o metabolismo do corpo e queimam as calorias.
Isso acontece porque eles induzem o organismo a gastar mais energia na digestão, aumentando a temperatura corporal e acelerando a queima de gordura. Mas é claro, só esses alimentos não fazem milagre. É preciso combiná-los a uma alimentação balanceada e muita água. Além disso, se você tem algum objetivo específico, procure um profissional especializado para te orientar, combinado?
Pimenta, alho e canela regulam o açúcar no sangue e queimam gordura
Muitos alimentos são termogênicos, mas os temperos são os que mais se destacam. Um deles é a pimenta, que pode aumentar a atividade metabólica em até 20%! Além disso, ela é rica em capsaicina, o componente responsável pela ardência, mas que também ajuda a queimar calorias. Não precisa exagerar na quantidade, é claro.
Outro tempero que é ótimo para acelerar o metabolismo é o alho. Ele é anti-inflamatório, dá uma turbinada na imunidade e, de quebra, reduz o açúcar e a gordura no sangue. A canela também é perfeita para a função, com a vantagem extra de facilitar a digestão.
Invista nos óleos para auxiliar na digestão
Falando em digestão, quem nunca teve aquela sensação de desconforto mesmo depois de horas (ou até dias) após a refeição? Ninguém merece! Para evitar essa lentidão por dentro, alguns óleos são perfeitos para isso.
O queridinho óleo de coco, muito usado para nutrir os cabelos, é antibacteriano e reduz a inflamação provocada por alimentos mal digeridos, além de ser rico em gordura boa. Já o óleo de peixe tem ômega-3, importante para queimar gordura e equilibrar os níveis de glicose.
Frutas, vegetais e grãos também fazem bem para o organismo
Como dissemos, só os temperos não garantem um metabolismo incrível e saudável. É preciso caprichar no consumo de frutas, vegetais e grãos para que o corpo receba todos os nutrientes que precisa.
Para quem quer dar uma acelerada no metabolismo, as frutas vermelhas e as cítricas, como o limão e o abacaxi, são perfeitas para a digestão. Couve-flor, brocólis, rúcula e agrião são vegetais cheios de vitaminas, água e fibras. Aposte também nos grãos, que são ricos em proteínas e fazem um bem danado pro organismo!