Os dreads ou dreadlocks são um estilo de penteado que possui muita história e importância cultural. Mas apesar disso, ainda existe bastante preconceito e falta de informação a respeito do uso desse modelo nos fios. Entrar no mercado de trabalho e até mesmo conviver em sociedade podem ser tarefas complicadas para quem usa dreads, mas você não deve mudar a sua essência por conta da intolerância alheia.
Adotar esse penteado é muito mais do que estética, ele representa a afirmação do povo negro, da sua beleza e religião. Por isso, o Fique Diva separou algumas dicas para que você conheça os diferentes tipos de dreads e como mantê-los. Vem com a gente!
Entenda as diferenças entre os 4 tipos de dreads
Existem quatro modelos diferentes de dreads que você pode fazer no seu cabelo e cada um deles tem suas particularidades:
1. O dread de agulha é o tipo mais comum e conhecido do penteado. Para fazer essa técnica não é usado nenhum produto, apenas a agulha de crochê. No momento de dar o formato que une as mechas, o profissional embaraça os fios enquanto dá forma com a agulha.
2. O dread de cera não é mais utilizado atualmente por conta da criação do método de agulha. Esse modelo antigo utilizava a cera de abelha para formar o dread depois do cabelo ser embaraçado nos rolinhos. Esse tipo não é recomendado por dificultar a limpeza do dos fios.
3. Os dreads de linha ou lã tem um tempo pré-definido para serem removidos. Se respeitado o prazo de três meses, o cabelo não sofre nenhum dano. Para fazer é usada uma base de lã que depois é contornada com a linha ou até mesmo a própria lã. Essa forma permite que sejam escolhidas as cores de sua preferência.
4. E por fim, os dreads removíveis são o estilo perfeito para quem quer experimentar o penteado sem danificar os cabelos de maneira definitiva. O efeito fica muito parecido com o de agulha, porque os dreads já vem prontos e são conectados no cabelo por costura. E achando o profissional correto, os fios do seu cabelo não vão ficar à mostra e o efeito vai ser natural.
Tenha cuidado com os dreads recém-formados
Quando o dread está novo é preciso ter algumas precauções, como fazer manutenções periódicas de acordo com a recomendação do seu cabeleireiro. Outra dica que pode ajudar a abaixar o frizz e deixar a mecha de dread mais definida é usar as palmas das mãos para esfregar bem firme de cima para baixo, no sentido do rolo. A recomendação é repetir esse processo uma vez por dia durante o tempo de fixação do penteado, que pode ir de três a seis meses.