Se você já comentou em algum momento que estava querendo deixar o cabelo crescer, é provável que tenha ouvido o conselho de que cortar os fios iria estimular o crescimento. Ou o contrário: que era melhor ficar sem cortar para que as madeixas ficassem maiores. Mas afinal qual é a melhor opção? Cortar o cabelo faz mesmo os fios crescerem? Tire todas as suas dúvidas aqui no Fique Diva!
Cortar o cabelo não acelera o crescimento dos fios
Sim, a história de que cortar os cabelos é a melhor pedida para que eles cresçam mais rápido é mito. A começar pelo fato de que os fios crescem pela raiz, e não pelas pontas. No entanto, é verdade que ficar sem ver a tesoura por muito tempo pode ser prejudicial às suas madeixas.
É que os cabelos estão expostos a muitas agressões no dia a dia, o que deixa os fios ressecados e cheios de pontas duplas. Com isso, ao apará-las a cada três meses, você elimina esse aspecto danificado e recupera a saúde dos fios.
Cuide do couro cabeludo para ajudar os fios a crescerem
Sabendo que é na raiz que os fios crescem, faz sentido cuidar bem da região para estimular o bom crescimento dos cabelos. Por isso, higienizar corretamente as madeixas é o primeiro passo para que elas cresçam fortes e mais saudáveis.
Massageie suavemente a raiz para ativar a circulação sanguínea e capriche na limpeza para eliminar todos os restinhos de produtos que podem ter se acumulado nos fios. Produtos mais leves e livres de substâncias tóxicas também ajudam a fortalecer os cabelos. Ah! E a cada 15 dias faça uma esfoliação no couro cabeludo, para uma limpeza ainda mais profunda!
Hidratação frequente e boa alimentação contribuem para o rápido crescimento
Outro conselho bem comum que as pessoas costumam dar é de que consumir alimentos nutritivos pode fazer o cabelo crescer mais rápido. E nesse você pode confiar, sim! Afinal, uma boa alimentação e muita água são essenciais para cuidar da saúde e fazem muito bem não só para o cabelo, mas para o corpo todo!
Além disso, manter um rotina de cuidados com os fios evita justamente aquela sensação de que os cabelos não crescem nunca. Faça hidratações nas madeixas semanalmente e, se preciso, invista em tratamentos mais profundos para recuperar os cabelos dos danos causados por fatores químicos e externos.