Se você está em busca do melhor corte de cabelo para rosto fino, saiba que esse formato de rosto se caracteriza pela testa larga e o queixo pequeno, além de geralmente ser mais comprido que os outros tipos de rosto. Assim, para quem busca um maior equilíbrio no visual, é indicado apostar em cortes de cabelo com volume nas laterais, além de franjas, que dão a impressão visual de uma face menos alongada. Pensando nisso, o Fique Diva listou três opções de cortes para rosto fino e outras dicas de como estilizar os fios para valorizar os traços.
Corte de cabelo para rosto fino: cabelo médio e repicado dá volume às laterais da face
Por ser mais longo, o rosto fino não tem muito volume e definição nas laterais. Assim, cabelos muito compridos e retos acentuam ainda mais essa característica, diferentemente dos cortes médios e com textura, que vão criar esse volume nas laterais da face e criar a ilusão de que ela é mais curta.
Uma opção certeira de corte de cabelo para rosto fino é o corte médio repicado e com muitas camadas abaixo da orelha, que vão proporcionar o efeito volumoso. No dia a dia, a divisão lateral e a texturização dos fios com produtos de styling ajudam a acentuar o efeito do corte.
Quem quiser investir em cortes médios da moda, como o long bob, deve ficar atenta à finalização do look, evitando pontas muito retas e longitudinais.
A franja reta com corte em camadas é a opção ideal para quem não abre mão do longo
Para as adeptas de cabelos compridos que choram só de pensar em passar a tesoura nos fios, a solução está em apostar nas camadas e na franja reta. As camadas dão mais volume e movimento aos cabelos longos sem encurtá-los, enquanto a franja reta entra para arrematar o visual e deixá-lo mais equilibrado com seu formato horizontal que cobre a testa e reduz o comprimento do rosto.
Para valorizar o corte e evitar que os cabelos longos fiquem pesados, aposte em finalizações que acentuem o volume lateral. Quem tem fios lisos e muito finos, pode lançar mão de acessórios como o babyliss para texturizar os cabelos, assim como as cacheadas podem utilizar o difusor para conseguir mais definição e volume. Depois, é só soltar os cachos com algumas gotinhas de óleo capilar ou silicone reparador de pontas na palma da mão.
Corte de cabelo curto para rosto fino: corte bob e pixie equilibram o comprimento da face
Os cortes curtos também são grandes aliados de quem tem rosto fino. Com os modelos e acabamentos certos é possível equilibrar as dimensões do rosto e deixar o visual mais harmonioso. A primeira opção é o corte bob na altura do queixo e com a base reta para criar a horizontalidade que encurta a face. Assim como nos cabelos médios e longos, o volume na lateral é essencial para valorizar o rosto fino, por isso as camadas também são bem-vindas.
O pixie cut repicado e com franja é mais uma opção certeira de corte de cabelo para rosto fino, pois os fios sobre a testa também harmonizam as proporções do rosto. Nesse caso, além da franja reta, vale apostar na franja longa e lateral. Evite as baby bangs, que podem acentuar ainda mais a distância entre o queixo e a testa. Ao finalizar cortes curtos como o pixie, cuide para não criar volume no topo da cabeça, dando preferência a técnicas de styling que deixem a raiz mais batidinha.