Fique Diva - Corte químico: a rotina de tratamentos ideal para recuperar a saúde dos cabelos danificados

25/09/2019 / Publicado por Dandara Franco

Corte químico: a rotina de tratamentos ideal para recuperar a saúde dos cabelos danificados

O Fique Diva separou algumas dicas de rotinas para cuidar dos fios danificados (Foto: Instagram, @irina_bug)

O Fique Diva separou algumas dicas de rotinas para cuidar dos fios danificados (Foto: Instagram, @irina_bug)

O corte químico pode acontecer tanto pela incompatibilidade de misturas de químicas no cabelo, quanto pelo excesso de química sem respeitar o tempo adequado (Foto: Instagram, @thecurlybella)

O corte químico pode acontecer tanto pela incompatibilidade de misturas de químicas no cabelo, quanto pelo excesso de química sem respeitar o tempo adequado (Foto: Instagram, @thecurlybella)

O corte químico pode acontecer com todos os tipos de cabelo (Foto: Instagram, @jetamoure)

O corte químico pode acontecer com todos os tipos de cabelo (Foto: Instagram, @jetamoure)

É preciso respeitar o tempo entre as químicas para evitar os fios danificados (Foto: Instagram, @akushikagonenatural)

É preciso respeitar o tempo entre as químicas para evitar os fios danificados (Foto: Instagram, @akushikagonenatural)

O Fique Diva separou dicas para quevocê possa recuperar a saúde dos seus fios após o corte químico  (Foto: instagram, @laura_theresa_g)

O Fique Diva separou dicas para quevocê possa recuperar a saúde dos seus fios após o corte químico (Foto: instagram, @laura_theresa_g)

A umectação ajuda a devolver o brilho dos cabelos danificados enquanto devolve nutrientes para o fio (Foto: Instagram, @naileadevora)

A umectação ajuda a devolver o brilho dos cabelos danificados enquanto devolve nutrientes para o fio (Foto: Instagram, @naileadevora)

Quando as químicas utilizadas nos fios não são compatíveis, não tem jeito: o corte químico se torna a melhor opção. O pior pesadelo de muitas divas acontece porque há um grau muito alto de agressão aos fios, os deixando extremamente danificados e frágeis ao ponto do próprio cabelo cair ou ir partindo ao meio. Enquanto o cabelo natural e mais saudável cresce, é preciso saber como cuidar dos fios e fortalecê-los caso queira voltar para alguma química. Quer saber qual é a melhor rotina de tratamento para recuperar a saúde dos cabelos danificados? Continue lendo e acompanhe as dicas para lidar com o corte químico!

Corte químico: o que é e quem precisa fazer?

O corte químico é a retirada dos fios danificados através de um corte e acontece tanto por incompatibilidade com as químicas usadas nos fios, quanto com o excesso do uso de químicas - tipo quando a gente não espera o tempo adequado para aplicar outra química, sabe, diva?

Os fios ficam tão frágeis que começam a partir e ,para não quebrar o restante do cabelo, o ideal é cortar a parte mais enfraquecida enquanto cuida do restante das madeixas.

A queratina líquida vai fortalecer a estrutura do fio danificado de dentro para fora

A queratina capilar não é a queridinha à toa: o produto devolve proteína e massa capilar aos fios, fortalecendo a estrutura do fio de dentro para fora. Confira como usar a queratina:

1° passo: separe 3 colheres de queratina líquida e 4 colheres da sua máscara de tratamento de reconstrução. Se quiser potencializar a misturinha, é só adicionar duas colheres de algum óleo vegetal, como o óleo de coco;

2° passo: lave os cabelos normalmente com um shampoo anti-resíduo ou transparente para ter uma limpeza mais profunda e deixe agir por alguns minutos. Enxágue e retire o excesso de água;

3° passo: aplique a mistura com os fios ainda úmidos e, se possível, enluve as madeixas;

4° passo: deixe agir por 20 minutos e enxágue bem o cabelo!

Atenção! É normal o cabelo ficar mais enrijecido após o tratamento, é a queratina agindo nas moléculas dos fios!

Reconstrução capilar caseira: tratamento rápido e baratinho para cuidar dos cabelos danificados

O Fique Diva é apaixonado por receitas caseiras de todos os tipos de tratamento e, como sabemos que a misturinha traz aquele efeito de salão para as madeixas, não poderíamos deixar de recomendar as melhores para você, diva! Separe a sua máscara de tratamento e já anota os ingredientes secretos para a sua de reconstrução:

Receita caseira de reconstrução com leite: essa é a receita ideal para manter os fios bem alinhados já que a presença do leite traz o efeito “desmaia fios” para a receitinha. A dica para manter os fios com mais brilho é adicionar uma colher de açúcar e outra de soro fisiológico;

Receita caseira de reconstrução com gelatina e babosa: a babosa é o ingrediente natural mais badalado por aqui e a gente tem como provar porquê ela se tornou tão querida por nós! O gel da folha de babosa é rico em nutrientes que previnem a queda capilar, ajuda na produção de colágeno e é ótima para aliviar a presença de caspas. Ou seja, tudo de bom e mais um pouco, né, diva? A gelatina também também é rica em colágeno, o que ameniza o efeito elástico dos fios.

Cronograma capilar: produtos para usar após o corte químico 

A reconstrução, a hidratação e a nutrição são três tratamentos diferentes que ajudam a repor nutrientes que são perdidos ao longo do dia através da poluição e, principalmente, pelo uso da química. Cada tratamento tem uma ação diferente e cada cabelo precisa mais de um tipo de atenção. No caso dos cabelos danificados a reconstrução é o principal tratamento a ser feito. Por isso é importante montar o cronograma capilar de acordo com as suas necessidades e expectativas! 

Dica para a reconstrução: a linha Compridos + Fortes da Niely é perfeito para devolver a força que o cabelo danificado precisa para se recuperar. Com óleo de rícino e queratina, além de resgatar os fios quebradiços, a máscara de tratamento da linha ainda ajuda no crescimento capilar! A máscara ou aquela receitinha caseira também podem servir de base para o banho de brilho!

Dica para a hidratação: o Fique Diva recomenda o tratamento de Hidratação Milagrosa com água de coco + babosa, da Niely Gold: o shampoo da linha possui ingredientes hidratantes na composição, o que ajuda a agredir menos durante a higienização. Outra dica é usar o condicionador ou o creme para pentear diluído em água para fazer um pré-shampoo com qualidade. 

Dica para nutrição: a linha de Nutrição Poderosa da Niely traz toda a essência e vitalidade dos óleos para a palma da sua mão! É muita praticidade para um produtinho só, que é excelente para os cabelos secos e ressecados. A linha também conta com o condicionador bomba, para quando a vida tiver corrida demais mas você não quiser abrir mão do cuidado com os fios já que o ele age em apenas 1 minuto!

A umectação capilar ajuda a devolver o brilho aos fios após o corte químico 

Cabelo brilhoso e sedoso é sinônimo de cabelo saudável, né, diva? Por isso que quando os fios estão danificados, uma das primeiras coisas que acontece é a perda brilho e o aspecto áspero, além das pontas espigadas. A umectação pode ser uma aliada para esse momento, já que os óleos nutrem os fios mais ressecados, diminuem o frizz e devolvem a sedosidade ao fio.

Para quem tem o cabelo oleoso, a dica é não deixar o óleo encostar na raiz, para não criar um efeito rebote e aumentar a oleosidade dos fios e deixá-los pesados. Quem possui os fios mais secos, pode aproveitar a oportunidade para massagear o couro cabeludo com o óleo vegetal e estimular a corrente sanguínea e o crescimento capilar. 

Veja a situação por uma lado positivo: é uma forma de conhecer uma nova você após o corte químico 

O Fique Diva sabe bem como o processo do corte químico pode ser doloroso e difícil, mas já dizia o ditado: você pode ver o copo meio cheio ou meio vazio! Aproveite o corte químico para aprender um pouco mais sobre si mesma, afinal é  uma nova etapa totalmente desconhecida e uma nova perspectiva de beleza para você. Separa alguns momentos do dia para se olhar no espelho com mais carinho e lembre-se do quão incrível você é, diva! Se preferir, adote novos penteados para passar pelo corte químico e se joga sem medo de ser feliz. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram