Fique Diva - Creme de reconstrução: 3 indícios de que você precisa incluir o produto na sua rotina de cuidados com os cabelos

29/12/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Creme de reconstrução: 3 indícios de que você precisa incluir o produto na sua rotina de cuidados com os cabelos

Confira 3 indícios de que você deve inserir o creme de reconstrução na sua rotina! (Foto: Instagram @lovetaegan)

Confira 3 indícios de que você deve inserir o creme de reconstrução na sua rotina! (Foto: Instagram @lovetaegan)

O creme de reconstrução faz a reposição de proteínas ao cabelo (Foto: Instagram @noemypetit)

O creme de reconstrução faz a reposição de proteínas ao cabelo (Foto: Instagram @noemypetit)

O creme de reconstrução é tão essencial quanto a hidratação e a nutrição (Foto: Instagram @curlsallover)

O creme de reconstrução é tão essencial quanto a hidratação e a nutrição (Foto: Instagram @curlsallover)

A porosidade é um dos sinais de que você precisa incluir um creme de reconstrução na rotina (Foto: Instagram @tylauren)

A porosidade é um dos sinais de que você precisa incluir um creme de reconstrução na rotina (Foto: Instagram @tylauren)

Cabelos naturais também podem precisar de produtos para reconstrução capilar (Foto: Instagram @tashimrod)

Cabelos naturais também podem precisar de produtos para reconstrução capilar (Foto: Instagram @tashimrod)

O creme de reconstrução é essencial para todos os tipos de cabelos (Foto: Instagram @ashleapenfold)

O creme de reconstrução é essencial para todos os tipos de cabelos (Foto: Instagram @ashleapenfold)

Um bom creme de reconstrução é essencial para a saúde dos cabelos. Ainda que o tratamento não deva ser feito em excesso, para não sobrecarregar as madeixas, é importante que ele esteja presente no seu cronograma capilar no mínimo uma vez ao mês, mas isso pode variar de acordo com as necessidades do seu fio. Assim como a reconstrução em excesso pode fazer mal, a falta dela também pode ter efeitos visíveis nas madeixas.

Ressecamento, quebra e opacidade são alguns exemplos de sinais que os fios apresentam quando estão precisando passar por uma reconstrução. Em geral, isso acontece como consequência do acúmulo de danos que abrem as cutículas do cabelo e removem nutrientes importantes para a estrutura da fibra capilar, como as proteínas.

Para saber se você está precisando investir em um creme de reconstrução, quais produtos escolher e como incluí-los na sua rotina, confira as dicas que o Fique Diva listou a seguir.

1) Se você sente que seus cabelos não seguram nenhum tratamento, pode ser a hora de usar um creme de reconstrução

Se ultimamente você anda sentindo que nenhum tratamento funciona nos seus cabelos e que, por mais que você faça hidratações e capriche na finalização, o cabelo continua com aspecto áspero, opaco e mal tratado pode ser que ele esteja altamente poroso e essa seja a hora de utilizar um creme de reconstrução capilar.

Um cabelo poroso é uma cabelo extremamente danificado, seja pela ação de produtos químicos (alisamentos, relaxamento, descoloração), por ferramentas de calor (prancha, secador e babyliss) ou agentes externos (sol, vento e umidade). Esses danos fazem com que a camada externa que protege os fios, as cutículas capilares, fiquem abertas, o que causa a porosidade e impede que os cabelos retenham o tratamento.

A forma de resolver esse problema é utilizando um creme de reconstrução, que vai agir na restauração da fibra capilar, cicatrizando esses danos e fechando as cutículas. Escolha uma máscara rica em proteína, que funciona como uma verdadeira vitamina para cabelo poroso e danificado.

2) Você sente que seu cabelos estão quebradiços, fracos e sem vida

Um cabelo fraco e quebradiço também é um cabelo que pode estar precisando de um bom creme de reconstrução. Geralmente, esses fios também estão danificados e necessitando de um tratamento mais potente para reestruturar a fibra capilar. A falta de proteínas nas madeixas pode deixá-las enfraquecidos e sem vida, facilitando a quebra, que pode ser notada ao pentear, ao lavar e ao prender os cabelos.

É importante ressaltar que, nesses casos, além do creme de reconstrução pode ser importante mudar hábitos que prejudicam a saúde dos cabelos, que vão desde dormir com os cabelos molhados, má alimentação e exagero no uso de ferramentas quentes, coloração e químicas. 

3) Se você faz uso de químicas regularmente, o creme de reconstrução é fundamental

Por falar nas químicas, se você faz uso delas regularmente, ter um creme para reconstrução capilar no seu banheiro é essencial para ter madeixas saudáveis. O uso frequente de químicas remove nutrientes importantes e altera a estrutura da fibra capilar, o que também pode deixar os fios porosos, enfraquecidos e quebradiços a longo prazo.

Por isso, mesmo que seus cabelos não estejam apresentando sinais de danos no momento, se você faz uso de químicas é importante se prevenir e utilizar um creme de reconstrução capilar pelo menos uma vez a cada 15 dias, antes que os danos se acumulem e fiquem mais difíceis de reverter.

Outra dica para quem faz uso de produtos químicos é adotar uma rotina de cuidados bem completa, com hidratações ricas em vitaminas para o cabelo, além de nutrições semanais, que vão complementar a reconstrução.

Como escolher o melhor creme de reconstrução

Descobriu que seu cabelo está precisando de reconstrução? Agora é a hora de partir para o tratamento, que pode ser feito em casa com uma máscara de cabelo específica para essa finalidade e alguns outros produtos para reconstrução capilar. Como o nome sugere, a principal função do creme de reconstrução é reestruturar o fio de cabelo. Por isso, os produtos com essa finalidade são ricos em proteínas e ativos que promovem a reposição de massa, que vão agir na fibra capilar de dentro para fora reparando os danos.

A tecnologia Max Queratina-V contém 13 aminoácidos e proteínas de origem vegetal, o que a torna uma ótima opção para reconstruir as madeixas. Por outro lado, o extrato de bambu ajuda no fortalecimento e na hidratação dos fios, sendo um forte aliado à tecnologia. Você pode encontrar esses ingredientes na máscara de reconstrução da linha Reconstrução Potente, de Niely Gold, enriquecida com Max Queratina-V e extrato de bambu para reparar os fios da raiz às pontas!

Outra proteína muito conhecida e utilizada para restaurar as madeixas é a queratina líquida. Esse ativo é bastante potente e pode ser aplicado diretamente nas madeixas ou misturado com o seu creme de reconstrução. Mas por ser muito poderosa, a queratina líquida deve ser usada com cautela e em pouca quantidade, caso contrário ela pode enrijecer os fios. Ela também pode ser encontrada na linha Reconstrução Potente!

 

Passo a passo de como usar o creme de reconstrução em casa

Utilizar o seu creme de reconstrução é bem simples! Dá uma olhada no passo a passo: 

Passo 1: Aplique uma porção do produto nos cabelos limpos e úmidos, depois de lavá-los com o shampoo. Caso tenha cabelos muito cheios ou longos, é importante dividir as madeixas e fazer a aplicação mecha a mecha;

Passo 2: Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;

Passo 3: Enxágue abundantemente para não acumular resíduos na madeixas. 

Passo 4: Finalize com o creme de pentear da sua preferência. Se possível, utilize produtos para reconstrução capilar em todas as etapas, da lavagem até a finalização.

Cronograma capilar: reconstrução pode ser feita semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente

Um bom creme de reconstrução capilar é um aliado na recuperação do cabelo danificado, poroso e sem vida, mas esse não é único tratamento que os fios precisam para se manterem saudáveis. Por ser um tratamento muito potente, a reconstrução não deve ser feita em excesso, por isso deve ser alternada com hidratações e nutrições, que vão repor outros nutrientes além das proteínas e dar suporte para que o resultado da reconstrução seja ainda mais eficaz.

Para quem tem cabelos naturais e saudáveis, a dica é utilizar o creme de reconstrução uma vez ao mês, apenas para manutenção. Por outro lado, se você acabou de passar por um processo químico agressivo e sente que as madeixas estão muito danificadas, pode ser necessário fazer a reconstrução capilar uma vez por semana até que os cabelos estejam fortalecidos novamente. Com os cabelos fortalecidos, quem usa químicas e ferramentas de calor no dia a dia pode passar a utilizar o creme de reconstrução uma vez a cada 15 dias.

Publicada em: 30/01/2019

Atualizada em: 29/12/2021

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram