Fique Diva - Crescimento capilar: 6 mitos e verdades sobre o processo

30/10/2020 / Publicado por Úrsula Lima

Crescimento capilar: 6 mitos e verdades sobre o processo

Conhecer os mitos e verdades sobre os crescimento capilar é essencial para cuidar dos fios corretamente (Foto: Instagram, @chebella___)

Conhecer os mitos e verdades sobre os crescimento capilar é essencial para cuidar dos fios corretamente (Foto: Instagram, @chebella___)

O crescimento capilar é o objetivo de muitas mulheres por uma série de motivos diferentes, desde um corte que não deu certo até a transição. Por conta disso, é comum que surjam dúvidas sobre os cuidados e os tratamentos que podem dar aquela forcinha no crescimento de cabelo. Afinal, é preciso ou não investir em um cronograma capilar para crescimento? Devo aparar o cabelo todo mês? Pensando em esclarecer essas e outras questões, o Fique Diva listou alguns mitos e verdades sobre o crescimento capilar. Dá só uma olhada!

1. Cortar o cabelo regularmente contribui para o crescimento capilar

Mito! Um dos maiores equívocos sobre o crescimento capilar é assumir que cortar as pontas do cabelo faz com que ele cresça mais rápido. Os fios crescem, em média, um centímetro por mês. Sendo assim, o hábito de cortar as madeixas é ideal para eliminar pontas duplas e ressecadas, além de deixar o cabelo como um todo mais saudável e bonito. No entanto, aparar as pontas não tem influencia no crescimento do cabelo.

2. Cronograma capilar ajuda a acelerar o crescimento 

Verdade! Se o cabelo comprido é o seu objetivo, saiba que investir em um cronograma capilar para crescimento é primordial. Isso porque manter uma rotina de cuidados regular é a única forma de entregar aos fios tudo o que eles precisam para se manterem saudáveis. Para isso, é necessário entender as necessidades das suas madeixas e, a partir disso, escolher shampoo, condicionador e máscara capilar com ativos que fortalecem os fios e evitam a queda e quebra capilar.

3. Trançar as madeixas estimula o crescimento capilar

Mito! Se engana quem pensa que trançar o cabelo com frequência pode acelerar o crescimento capilar.  Os penteados trançados são ótimas alternativas para ondular os fios sem usar ferramentas de calor, mas não influenciam no crescimento das madeixas. Além disso, a trança muito apertada pode repuxar demais os fios, resultando em um efeito quebradiço. 

4. Passar café no cabelo agiliza o processo de crescimento capilar

Verdade! Dentre os milhares tipos de ingredientes que prometem acelerar o crescimento capilar, o café é, certamente, um dos mais populares. E não é à toa, né? A cafeína presente no grão é um ótimo estimulante para a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que evita os temidos cabelos quebradiços e acelera o processo de crescimento de cabelo.

Para incluí-lo no seu cronograma capilar para crescimento, é bem simples: basta investir em uma máscara de hidratação com café em sua composição. Aplique-a uma ou duas vezes por semana, variando de acordo com as necessidades dos seus fios.

5. Lavar os fios todos os dias atrapalha o crescimento capilar

Mito! Há quem pense que lavar as madeixas todos os dias estimula a queda de cabelo. Na verdade, o hábito apenas remove os fios que já caíram. A queda, por sua vez, está ligada à questões internas que ocorrem no bulbo capilar. No entanto, vale lembrar que a frequência ideal de lavagem pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo. Os fios oleosos, por exemplo, devem ser limpos até quatro vezes na semana. Caso contrário, o efeito rebote pode acontecer e resultar no excesso de oleosidade que prejudica o crescimento capilar.

6. Pentear o cabelo antes de dormir ajuda no crescimento capilar

Verdade! Se você tem o cabelo misto ou oleoso, esse truque é fundamental para garantir um bom crescimento capilar. Acontece que, o hábito de pentear o cabelo antes de dormir, com uma escova macia ou um pente de dentes largos, ajuda a distribuir o óleo produzido naturalmente no couro cabelo chegue até as pontas, que costumam ser mais ressecadas. Além disso, essa atitude ajuda a diminuir a concentração de óleo na raiz que pode acabar atrapalhando qualquer chance de progresso no crescimento de cabelo.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram