Fique Diva - Cronograma capilar para cabelos cacheados: saiba como fazer a etapa da reconstrução

15/06/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cronograma capilar para cabelos cacheados: saiba como fazer a etapa da reconstrução

Saiba como fazer a etapa de reconstrução capilar do cronograma para cabelos cacheados (Foto: Instagram @gigibolman)

Saiba como fazer a etapa de reconstrução capilar do cronograma para cabelos cacheados (Foto: Instagram @gigibolman)

A reconstrução capilar devolve proteína para os cabelos e deixa os cachos mais fortes. (Foto: Instagram @zoembayona)

A reconstrução capilar devolve proteína para os cabelos e deixa os cachos mais fortes. (Foto: Instagram @zoembayona)

Você vai precisar uma boa máscara de reconstução e manter a frequência adequada para as necessidades do seu cabelo. (Foto: Instagram @zoembayona)

Você vai precisar uma boa máscara de reconstução e manter a frequência adequada para as necessidades do seu cabelo. (Foto: Instagram @zoembayona)

A reconstrução capilar é uma etapa do cronograma para cabelos cacheados tão importante quanto a hidratação e a nutrição. Embora deva ser feita com menos frequência, ela é essencial para devolver proteínas para a fibra capilar, o que mantém as madeixas fortes e encorpadas. Para não errar na hora do tratamento, a escolha dos produtos, a forma de aplicação e a frequência de uso da máscara reconstrutora são detalhes que fazem toda a diferença. Pensando nisso, listamos algumas dicas certeiras de como fazer a reconstrução capilar e ter cachos saudáveis. Confira! 

Antes de tudo, escolha uma boa máscara de reconstrução

Impossível falar de reconstrução capilar sem falar da escolha da máscara. Quem quer começar um cronograma capilar para cabelos cacheados precisa aprender a diferenciar os tipos de produtos para incluí-los nas etapas certas da rotina. E a primeira coisa que você deve olhar são os ativos.

Uma boa máscara de reconstrução capilar deve ser rica em proteínas, já que a função dessa etapa é devolver esses nutrientes para os fios de cabelo. Uma escolha certeira na hora de reconstruir as madeixas são os produtos ricos em queratina. Essa proteína é uma das queridinhas das cacheadas e, além de ser encontrada em máscaras, também pode ser encontrada em sua forma líquida para quem quiser fazer uma receita de reconstrução capilar caseira ou aplicá-la diretamente sobre os cabelos.

Para quem está começando a cuidar dos cachos e aprendendo a fazer as etapas do cronograma, o mais indicado é apostar em um bom creme para reconstrução capilar, pois o excesso de queratina sobre os fios pode causar rigidez e quebra.

Quando fazer a reconstrução capilar: saiba identificar a necessidade e a frequência ideal

Diferentemente da hidratação e da nutrição, a reconstrução capilar não é um tratamento que você pode fazer toda semana. Ainda que você use uma máscara de reconstrução em vez da queratina pura, o excesso desse tratamento pode danificar seus cachos, deixando-os rígidos em vez de soltos, macios e encorpados. De forma geral, o ideal é fazer a reconstrução uma vez por mês em cabelos saudáveis e uma vez a cada 15 dias em cabelos danificados ou em transição capilar.

E como saber que meus cabelos precisam de reconstrução? Um dos principais sinais de que é hora de fazer reconstrução capilar é o excesso de frizz que acaba com a definição dos cachos. Isso indica que os cabelos estão porosos e precisam de reposição de proteínas. Cabelos altamente elásticos e quebrando com facilidade ou com muitas pontas duplas também precisam de reconstrução capilar. Embora esses sintomas sejam mais comuns em cabelos com químicas, em cabelos cacheados naturais, o excesso de exposição ao sol, poluição e muitas secagens com o secador e difusor podem causar danos.

Ritual de reconstrução capilar caseiro passo a passo

Mas afinal de contas, como fazer o tratamento de reconstrução capilar caseiro? O maior diferencial dessa etapa do cronograma são os nutrientes da máscara. Por isso, se você tem um bom creme para reconstrução capilar em mãos, já está no caminho certo. 

Caso não tenha, a nossa dica é a máscara Reconstrução Potente, de Niely Gold, cuja fórmula é enriquecida com MAXQueratina-V (lembra dela?) e extrato de bambu, que também é rico em água, proteínas e selênio, então potencializa a reconstrução capilar. Se possível, vale apostar na linha completa, de shampoo, condicionador e creme de pentear para garantir um efeito super reconstrutor da lavagem até a finalização. Depois, é só seguir o passo a passo:

Passo 1: Lave os cabelos com água fria, concentrando a aplicação do shampoo no couro cabeludo para não ressecar as pontas do cabelo;

Passo 2: Depois de enxaguar, enxugue o excesso de água e divida os cabelos em quatro ou seis partes;

Passo 3: Aplique a máscara em uma mecha de cada vez, enluvando os cabelos para potencializar a absorção dos nutrientes. Você pode aproveitar esse momento para desembaraçar os cachos;

Passo 4: Deixe a máscara de reconstrução agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue os cabelos abundantemente;

Passo 5: Aplique o condicionador (sim, o condicionador vem depois da máscara!) no comprimento e pontas. Enxágue bem para não deixar resíduos e prossiga com a sua finalização de costume.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram