O cronograma capilar é uma técnica de tratamento para recuperar os fios e ficou muito conhecida entre as crespas e cacheadas. Mas esse método é essencial para todos os tipos de cabelo, principalmente os danificados. Todos os fios passam por danos, que somados podem tirar a vida dos cabelos e fazer com que fiquem ressecados, com frizz e opacos. O uso de calor em excesso, procedimentos químicos, lavagem com água quente, exposição ao sol e descolorações são os vilões mais comuns. E manter uma rotina de cuidados com o cronograma capilar pode, além de recuperar, ajudar a prevenir que as madeixas fiquem quabradiças de maneira eficiente e respeitando a característica de cada tipo de fio.
Entenda o cronograma capilar
O cronograma é um sistema de tratamento que define uma agenda e organiza em que momento seus fios recebem os nutrientes necessários para repor o que foi perdido. Em geral tem duração de um mês, mas dependendo dos danos pode durar até três meses ou até os fios estarem saudáveis. A partir do momento em que o cabelo está recuperado, é recomendado pausar o cronograma para não haver sobrecarga de substâncias e efeitos colaterais como oleosidade, caspas, descamação do couro cabeludo e fios rígidos com facilidade de quebrar. Preste atenção nos sinais que o seu cabelo dá, nada em excesso faz bem!
O cronograma é formado por três etapas
Para quem não conhece, o cronograma capilar é formado por três etapas essenciais para a saúde do cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação repõe água nos fios agindo contra o ressecamento e as pontas duplas. Nessa etapa, as madeixas ficam imediatamente mais macias ao toque e com mais brilho. Na nutrição, o tratamento vai devolver lipídios e a oleosidade natural reparando a opacidade. O resultado são cabelos com movimento, peso e brilho. E a reconstrução é uma reposição de massa e proteína que devolve a rigidez e a força ao cabelo, etapa extremamente importante para quem está com os fios porosos e quebradiços.
Nessa fase, a recarga de queratina vai ser a sua principal aliada, por ser a principal proteína que compõe os fios, e quando em falta resulta nos problemas básicos de cabelos danificados. Então, ao apostar na queratina líquida e incluir esse item no cronograma, suas madeixas ficarão muito mais encorpadas e resistentes.
Preste atenção na porosidade!
Quando a porosidade do seu cabelo estiver muito alta, isso é um sinal de que as cutículas estão abertas. Então procure tratar a porosidade primeiro para que o fio consiga reter os outros tratamentos com eficácia. Também é necessário ficar atenta à baixa porosidade, que significa cutículas fechadas e, nesse caso, as madeixas também não conseguem absorver as substâncias necessárias. Aqui, as etapas de controle à porosidade não serão tão bem-vindas. O importante é entender os sinais que seu cabelo vai oferecer a cada etapa de tratamento.
Como montar a agenda ideal para seus fios
Saber identificar as necessidades do seu cabelo é essencial. Se seus fios estão sem brilho, embaraçados e ressecados, invista nas hidratações. Cabelos com frizz, desalinhados e porosos, precisam de hidratação e nutrição. Já os muito finos, com pontas duplas e quebradiços, necessitam de reconstrução. Ao diferenciar as características, você pode montar um cronograma capilar específico. Para quem ainda tem dificuldade com essa parte, aqui vai um modelo perfeito para cabelos danificados:
Semana 1: hidratação - nutrição - reconstrução
Semana 2: nutrição - hidratação - nutrição
Semana 3: hidratação - nutrição - reconstrução
Semana 4: hidratação - hidratação - nutrição