O cronograma capilar pode (e deve!) ser feito em todos os tipos de cabelo. Ter uma agenda de tratamentos de acordo com as necessidades dos seus fios é ideal para mantê-los saudáveis e macios. Dos lisos aos cacheados, dos brilhosos aos ressecados, o importante é fazer um teste na primeira semana e observar como suas madeixas se comportam com cada procedimento.
Cabelos muito danificados precisam de reconstrução
Cabelos muito danificados por conta de excesso de química ou uso de ferramentas de calor devem focar na reconstrução. O tratamento tem o objetivo de repor a massa capilar perdida, além de reparar os danos da fibra. Veja o exemplo do cronograma de um mês para fios nessas condições:
Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho)
1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
Nutrição é ideal para cabelos cacheados e fios ressecados
Quem sofre de fios ressecados e opacos, a nutrição é o mais indicado. O tratamento devolve os lípidios para os cabelos, que são responsáveis por produzir a oleosidade e mantê-los hidratados naturalmente. O ideal é intercalar o procedimento com a hidratação para garantir a saúde das madeixas.
Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados por conta do formato dos cachos, que não deixam a oleosidade chegar até o comprimento e pontas. Esse tipo de fio também precisa de nutrição para equilibrar a produção de óleo e deixar as madeixas mais macias e maleáveis. Veja o exemplo do cronograma com o tratamento:
Para cabelos cacheados e ressecados
1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
Cabelos saudáveis e sem química também devem fazer o cronograma capilar
Cabelos saudáveis também devem ter uma rotina de tratamentos. Mesmo se você não tiver nenhum tipo de química, os agentes externos e o uso de ferramentas de calor inteferem na estrutura dos fios. Para manter a saúde das madeixas em dia, a hidratação é sempre o primeiro passo! A reconstrução até pode fazer parte do cronograma, mas uma vez por mês já é o suficiente. Confira:
Para cabelo saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)
1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
3ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução