Fique Diva - Cronograma capilar pós-progressiva: quais ingredientes os cremes de hidratação, nutrição e reconstrução precisam ter?

23/03/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cronograma capilar pós-progressiva: quais ingredientes os cremes de hidratação, nutrição e reconstrução precisam ter?

O cronograma capilar para cabelos com progressiva repõe os nutrientes perdidos após o processo químico. Saiba quais ingredientes procurar nas máscaras capilares (Foto: Instagram @taylu_me)

O cronograma capilar para cabelos com progressiva repõe os nutrientes perdidos após o processo químico. Saiba quais ingredientes procurar nas máscaras capilares (Foto: Instagram @taylu_me)

A nutrição capilar e reconstrução completam o cronograma capilar pós-progressiva, repondo lipídios e proteínas (Foto: Instagram @iluvsarahii)

A nutrição capilar e reconstrução completam o cronograma capilar pós-progressiva, repondo lipídios e proteínas (Foto: Instagram @iluvsarahii)

A hidratação é o primeiro passo do cronograma capilar e deve ser enriquecida com vitaminas para o cabelo (Foto: Instagram @iamdodos)

A hidratação é o primeiro passo do cronograma capilar e deve ser enriquecida com vitaminas para o cabelo (Foto: Instagram @iamdodos)

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento essencial para quem tem cabelo com progressiva. As químicas usadas para o alisamento dos cabelos penetram a fibra capilar e modificam sua estrutura, removendo nutrientes importantes para a saúde dos fios, como a água, os lipídios e a queratina. O resultado disso é um cabelo ressecado e com frizz, além de pontas espigadas. A prancha alisadora e suas temperaturas elevadas também causam danos nos fios, que não são perceptíveis à primeira vista, mas que podem começar a aparecer caso esses nutrientes não sejam repostos com tratamentos no dia a dia.

Pensando nisso, o Fique Diva preparou essa matéria com dicas de quais ingredientes procurar nas máscaras para montar o seu cronograma capilar para cabelos com progressiva. Confira!

Cronograma capilar para cabelos com progressiva: por onde começar?

Para montar um cronograma capilar caseiro, o segredo é analisar as necessidades do seu cabelo e distribuir as etapas de forma equilibrada durante as semanas. No caso do cabelo com progressiva, os danos mais comuns são pontas duplas, frizz, ressecamento e, em fios muito danificados, quebra. 

O primeiro passo é fazer uma hidratação para repor água na fibra capilar. A hidratação é a porta de entrada para os outros tratamentos, e devolve a maciez e a vitalidade aos cabelos. A nutrição é a segunda etapa do cronograma, é a que vai devolver o brilho com os lipídeos, que selam as cutículas dos fios, protegem e lubrificam a fibra do cabelo.

Por fim, vem a reconstrução: esse tratamento é considerado um repositor de massa porque é rico em proteínas. Ou seja, a reconstrução deixa o cabelo com progressiva - que costuma ficar fino - mais encorpado. A reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias, para não sobrecarregar as madeixas.

E vale ficar atenta: a quantidade de aplicações de cremes é importante! Não é indicado tratar os cabelos mais que três ou quatro vezes na semana porque o excesso de lavagem e manipulação também pode deixar o cabelo ressecado e aumentar a sensibilidade dos fios.

Hidratação para cabelo com progressiva: vitaminas são ingredientes fundamentais na máscara

Uma máscara de hidratação para cabelo com progressiva deve ser rica em vitaminas para um tratamento mais profundo e potente. Elas auxiliam na recuperação da maciez e do movimento dos cabelos, que podem ficar rígidos após o uso da prancha e da química alisante. A vitamina A é uma vitamina para o cabelo muito conhecida e queridinha das mulheres porque potencializa a hidratação e estimula o couro cabeludo.

E você não precisa fazer misturinhas, viu? Essas vitaminas já são incorporadas em máscaras de hidratação potentes como o Tratamento Pró-Hidratação da linha Suplemento Capilar, de Niely Gold, que também conta com a goji berry, uma fruta rica em proteínas que recupera os fios danificados.

A nutrição capilar deve ser rica em óleos vegetais para prevenir o ressecamento e as pontas duplas

Para compor o seu cronograma capilar, o creme de nutrição deve conter óleos vegetais que são altamente nutritivos e fundamentais para a saúde dos cabelos. Eles auxiliam no tratamento do cabelo ressecado e com frizz, recuperando o brilho, o movimento e reduzindo as pontas duplas.

Assim, quando for escolher a sua máscara de nutrição capilar procure por ativos como o óleo de coco ou o óleo de rícino, que são conhecidos pela alta concentração de nutrientes. A nossa sugestão de produtos para nutrição capilar é a linha Nutrição Mágica, que contém máscara, shampoo, condicionador, silicone para reparação de pontas e creme de pentear. Os produtos têm como principais ingredientes o óleo de coco e o abacate, outro ativo rico em lipídios e muito indicado para tratar cabelos danificados e ressecados.

A máscara de reconstrução para cabelos com progressiva deve conter proteínas na fórmula

A reconstrução é o tratamento menos frequente do cronograma capilar, mas isso não significa que ele é menos importante. Para o cabelo com progressiva, a reconstrução é fundamental para repor as proteínas e fortalecer os fios, prevenindo a quebra.

Um exemplo de proteína que você pode encontrar nos cremes de reconstrução é o whey protein vegetal, um ativo super potente que age reestruturando a fibra capilar desde o seu interior. O whey protein vegetal é um ingrediente da fórmula do Tratamento Pró-Restauração da linha Suplemento Capilar, que também contém banana, que é rica em potássio e complementa o efeito fortalecedor da máscara.

Sugestão de cronograma capilar para cabelos com progressiva:

Agora que você já sabe o que procurar nos cremes de tratamento e qual a importância de cada etapa do cronograma, só falta montar a sua tabelinha. Para te ajudar nessa missão, nós montamos essa sugestão de cronograma capilar pós-progressiva:

1ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução

2ª semana: Nutrição, hidratação e nutrição

3ª semana: Hidratação, nutrição e reconstrução

4ª semana: Hidratação, nutrição e hidratação

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram