Para cobrir os cabelos brancos, muitas mulheres recorrem à coloração ou ao tonalizante. No entanto, como esse tipo de fio é mais grosso do que os demais, é preciso saber se o produto escolhido é suficiente para fazer uma cobertura perfeita. Além disso, após o procedimento, é necessário investir em manutenções frequentes e cuidados especiais para não agredir ainda mais as madeixas. Quer saber quais são? Confira as dicas do Fique Diva!
Use produtos específicos para cabelos coloridos
Uma vez que você pinta os cabelos com coloração permanente, não tem jeito: você modificou a estrutura dos seus fios. Por isso, os shampoos e condicionadores comuns podem até funcionar por um tempo, mas eles não serão suficientes para manter a sua cor intacta e radiante.
Por isso, troque os seus produtos comuns por aqueles específicos para cabelos coloridos, para a tonalidade não desbotar com facilidade. O mesmo vale para o shampoo desamarelador. Se você escureceu as madeixas e cobriu totalmente os fios brancos, esse tipo de cosmético não faz mais efeito.
Nada de fazer progressiva ou relaxamento no mesmo dia da coloração!
Para quem alisa o cabelo com escova progressiva, a coloração está liberada. No entanto, não é indicado fazer os dois procedimentos no mesmo dia, já que a escova forma uma capa protetora ao redor dos fios, o que pode interferir na tonalidade desejada. Sem contar que os cabelos alisados ficam muito frágeis e quebradiços e podem não aguentar uma nova agressão.
Já as meninas que fazem relaxamento ou usam outras químicas que não são compatíveis com a coloração permanente precisam tomar muito cuidado. Quando misturadas, as substâncias podem provocar sérios riscos à saúde. A dica é usar um tonalizante e, claro, fazer um teste de mecha antes da transformação.
Não precisa colorir o cabelo inteiro ao fazer o retoque
Quem pinta os cabelos para cobrir os fios brancos pode ficar na dúvida se é preciso pintá-los da raiz às pontas toda vez que for fazer o retoque. Não, não precisa. Como a manutenção é feita a cada 15 dias ou um mês, dependendo do crescimento das suas madeixas, você pode aplicar a coloração apenas na raiz.
Vale lembrar que, como toda química, a coloração agride os fios. Por isso, é importante caprichar na hidratação durante esse intervalo, além de fazer uma reconstrução para devolver as proteínas perdidas. Outra dica é cortar as pontas a cada três meses, para fortalecer os seus fios coloridos.
A raiz e o comprimento podem ter diferença de tom após o retoque?
Podem sim, já que o retoque é feito apenas na raiz. Como as pontas ficam expostas ao sol, poluição, ferramentas de calor e outros agentes externos, a cor vai alterando ao longo do tempo. Nesse caso, não tem jeito: a cada três meses, você pode colorir os cabelos por inteiro, para evitar a diferença de tons e deixar o cabelo mais uniforme.