Fique Diva - 7 hábitos que toda diva de cabelo loiro deve seguir no verão

10/12/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

7 hábitos que toda diva de cabelo loiro deve seguir no verão

Confira 7 hábitos para incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo loiro no verão! (Foto: Instagram @alanapaolucci)

Confira 7 hábitos para incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo loiro no verão! (Foto: Instagram @alanapaolucci)

A hidratação e a nutrição são tratamentos obrigatórios para o cabelo loiro no verão (Foto: Instagram @lisette)

A hidratação e a nutrição são tratamentos obrigatórios para o cabelo loiro no verão (Foto: Instagram @lisette)

É essencial aguardar 30 dias ou mais para fazer retoque de cor no cabelo loiro no verão

É essencial aguardar 30 dias ou mais para fazer retoque de cor no cabelo loiro no verão

Para evitar manchas e debostamento no cabelo loiro, use um finalizador com filtro UV diariamente

Para evitar manchas e debostamento no cabelo loiro, use um finalizador com filtro UV diariamente

O cabelo loiro precisa de cuidados redobrados no verão. As nuances claras são mais sensíveis a ação oxidativa dos raios solares, por isso os fios ressecam e ficam opacos com facilidade. Além disso, a água de mar e piscina pode estimular a formação de manchas nas madeixas, além de causar outros danos como a quebra. Quer saber como manter o cabelo loiro saudável no verão? Listamos 7 hábitos que toda loira deve seguir na estação. Confira!

1. Use um creme de pentear ou silicone com filtro UV diariamente

Os cabelos também precisam de proteção solar diária, viu, diva? E como o cabelo loiro é mais sensível ao sol, o hábito de usar um creme de pentear ou silicone com filtro UV é indispensável para a saúde das madeixas douradas no verão. Sempre que for sair de casa e se expor ao sol por muito tempo, aplique o produto sobre o comprimento e pontas dos fios.

2. Faça hidratação e nutrição toda semana e sempre que for à praia

Quem tem cabelo loiro sabe da importância de manter os fios bem hidratados e nutridos, certo? Mas no verão esses tratamentos são ainda mais essenciais para as madeixas. Raios solares, cloro e água salgada deixam os cabelos ressecados e carentes de nutrientes, o que facilita a formação de manchas, o desbotamento da cor e a perda de brilho do cabelo loiro. Por isso, embora o clima seja de férias, nada de relaxar com os cuidados das madeixas: faça hidratação e nutrição toda semana.

Os cabelos também devem ser tratados com máscara logo após as visitas à praia ou piscina, que é quando eles ficam mais danificados e propensos a formar manchas amareladas ou esverdeadas. Assim que chegar em casa, lave bem os fios e faça o tratamento da semana.

3. Retoque a raiz do cabelo loiro apenas uma vez a cada 30 dias no verão

O retoque de coloração é muito importante para manter um visual uniforme, ainda mais para quem tem cabelos loiros, já que a raiz escura cria maior contraste com o comprimento. Porém, é importante não exagerar nos retoques, especialmente em uma época do ano em que as madeixas ficam mais sensibilizadas pelo clima.  Por isso, faça o retoque de raiz apenas a cada 30 dias. Caso seus cabelos tenham um ritmo de crescimento mais lento, esse prazo pode ser estendido para até 60 dias.

É importante seguir atentamente as instruções da sua caixinha de tinta e evitar alguns erros comuns na hora de retocar o cabelo em casa, como aplicar o produto em todo o comprimento, por exemplo. A tinta deve ser usada apenas na parte crescida da raiz para evitar cortes químicos, ok, diva?

4. Faça uma reconstrução capilar a cada 15 dias

Assim como a hidratação e a nutrição, a reconstrução deve ser parte da sua rotina de cuidados com o cabelo loiro no verão. A combinação das agressões externas com o acúmulo de química sobre os fios pode causar danos profundos à longo prazo, resultando em porosidade e quebra. A melhor forma de prevenir esse problema é fazendo uma reconstrução capilar a cada 15 dias para repor as proteínas que restauram os danos e fortalecem os fios de cabelo. Vale apostar em produtos de linha pós-química, que são feitos especificamente para fios com algum tipo de coloração, descoloração ou outras químicas como os alisamentos.

5. Evite mergulhar o cabelo loiro na piscina ou aplique um óleo para preservar a cor

Cabelo loiro e cloro não combinam, não é, diva? Por isso, é importantíssimo criar o hábito de não mergulhar a cabeça na água da piscina quando for se banhar no verão. A tarefa pode parecer difícil, mas o esforço vale a pena: quanto menos contato com o cloro, menores as chances de se formarem manchas esverdeadas nos fios. Assim, você terá menos trabalho para manter o loiro e não precisará passar por tratamentos intensivos para corrigir a cor e neutralizar as manchas.

Se você quiser mergulhar, a dica é aplicar um óleo capilar (com filtro UV) nos fios sempre que entrar e sair da água. O produto cria uma película protetora ao redor dos fios, o que vai minimizar os danos causados pelo sol e água salgada, além de proteger os pigmentos da coloração.

6. Enxágue o cabelo com água doce na praia

Se você vai para a praia com frequência no verão e costuma mergulhar, é essencial enxaguar as madeixas com água doce sempre que sair da água para remover o excesso de sal e impurezas que deixam os cabelos ressecados. 

7. Substitua a chapinha e o babyliss por penteados despojados

O excesso de chapinha e babylisss nunca é bom para os cabelos, mas no verão, as altas temperaturas dessas ferramentas podem contribuir ainda mais para o ressecamento e o desbotamento das madeixas. Então que tal criar o hábito de deixar os fios secarem naturalmente e apostar em penteados despojados e bem praianos para curtir o verão? Quando for abrir uma exceção e modelar os fios usando calor, não se esqueça de usar um silicone ou leave-in com proteção térmica.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram