Quando você conhece melhor o seu cabelo, sabe o que funciona com ele e o que nem adianta tentar. Cada estilo é único, cada uma de nós arruma as madeixas do jeito que acha melhor. Isso independe do seu tipo de fio, mas vamos combinar: existem situações que não tem jeito, todo mundo que tem o mesmo modelo acaba fazendo igual. No caso das cacheadas, por exemplo, tem coisas que simplesmente salvam a vida dos cachos. Quer saber cinco delas? Confira aqui no Fique Diva!
1 - Enxugue os cabelos cacheados com uma toalha de microfibra
Se você ainda tem a mania de sair do banho, pegar aquela toalha tradicional, esfregar os cabelos e enrolá-los como um turbante, pode parando já! Ela causa frizz, porosidade e também promove a quebra dos fios.
O correto é comprar uma de microfibra, que evita todos esses problemas, além de manter os cachos definidos e saudáveis. Se não tiver uma de microfibra por perto, pode usar uma camisa velha, aquela que você nem usa mais. Aproveita e já faz a técnica plopping, em que você amarra a camisa como uma touca, para deixar as madeixas ainda mais bonitas.
2 - Um pente com dentes largos também não pode faltar
Os cuidados com o cabelo cacheado incluem a forma como você penteia suas madeixas. Se você penteá-lo seco, vai acabar com a toda a definição. Mas não é para penteá-los no banho não, com os fios ainda encharcados. Retire sempre um pouco da umidade antes de iniciar o processo.
Além disso, o tipo ideal de pente são os que possuem dentes largos, pois eles quebram menos os cabelos e ajudam a manter o formato das molinhas. É importante também que seja de madeira, por gerar menos atrito e, por consequência, menos frizz.
3 - Quer mais volume? Só com o pente garfo!
Já se o seu objetivo é um cabelo bem armado, com um black power poderoso, pode apostar nesse acessório. É simples: depois de lavar as madeixas, finalize com um bom creme para pentear ou leave in com os fios ainda úmidos. Quando eles estiverem um pouco mais secos, pegue o seu pente e vá com tudo (cuidadosamente, claro), focando na raiz. Siga moldando até chegar no volume desejado.
4 - Sabe aqueles minifrascos de produtos para levar na viagem?
Pois então, ele leva não só o seu shampoo, como também um umidificador de cachos, um gel, ou quem sabe um óleo de argan. E não serve só para viagens não. Seja para um happy hour em cima da hora ou para aquele encontro com o boy no fim do dia, você nunca é pega desprevenida. Bastam algumas borrifadas do produto e algumas amassadinhas de baixo para cima que o visual já ganha aquele up!
5 - As cacheadas sempre têm um elástico na bolsa (ou vários)
Por mais que seus cabelos estejam no seu melhor momento, definidos, hidratados e com aquele volume incrível, nunca se sabe o que pode acontecer até o final do dia. Vai que cai aquela chuva que detona todo o seu look? As mais prevenidas já fazem logo um estoque na bolsa, para não correr nenhum risco.
6 - Acorde com os cabelos intactos com a fronha de cetim
Você dorme com os cabelos definidos e acorda com eles bagunçados, amassados e sem cachinhos. O problema pode estar no seu travesseiro! É que o algodão das fronhas comuns rouba a umidade, e a fricção dos fios resulta naquele visual indefinido no dia seguinte. O melhor jeito é trocar por uma de cetim, pois esse material tem dificuldade para absorver a oleosidade do cabelo e a superfície escorregadia não desfaz os caracóis.