Fique Diva - De São João da Thay a Festa de Parintins: conheça as diferenças regionais das festas juninas

13/06/2019 / Publicado por Almeida Mariana

De São João da Thay a Festa de Parintins: conheça as diferenças regionais das festas juninas

Vem com a gente conhecer as diferentes festas juninas no Brasil (Foto Instagram: @saojoaodathay)

Vem com a gente conhecer as diferentes festas juninas no Brasil (Foto Instagram: @saojoaodathay)

Festas juninas são super tradicionais no Brasil, mas você sabia que existem diferenças entre elas dependendo da região? Pode ser na gastronomia, na música e até mesmo na vestimenta! Para saber como é cada uma delas, vem a gente, diva!

Festas juninas nas cinco regiões do Brasil

Região Norte: lógico que não podemos deixar de falar da festa junina mais maravilhosa desse Brasil que é comandada pela nossa Diva Thaynara OG, o famoso São João da Thay. O evento tem a participação de atrações musicais e danças típicas como ‘bumba meu boi’. O melhor de tudo? Parte da renda é revertida para projetos sociais. Como todo ano, o look da Thay é um mistério. Já estamos ansiosas para ver a nossa diva brilhar mais um ano! Enquanto a edição de 2019 não começa, que tal relembrar alguns looks antigos? Já no Amazonas, a disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, em Parintins, é muito aguardado por todos! Veja aqui algumas dicas de como deixar suas madeixas super hidratadas para a festa! 

E esse look da nossa diva? (Foto Instagram: @saojoaodathay)

Mais um look maravilhoso! (Foto Instagram: @saojoaodathay)

Mais um look divo! (Foto Instagram: @saojoaodathay)

Região sul: o vanerão é a dança típica do sul do Brasil durante as festas de junho. As vestimentas também são diferentes e é comum ver os homens usando bombachas e as mulheres com vestidos rendados e discretos. A dança das fitas, de origem portuguesa e espanhola, também é muito tradicional. Já as comidas se assemelham ao restante do país. Bolo de milho, pinhão, arroz de carreteiro e quentão não  podem faltar! Outra coisa que deveria ser tradição é aquela finalização capilar para arrasar nas festas!  

Região centro-oeste:  além da quadrilha, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, dança-se o cururu. Em uma roda, violeiros se juntam e se desafiam. O milho também é a base da gastronomia, mas em vez do bolo ou pamonha, ele se transforma em uma tradicional torta com queijo. Farofa de banana, caldo de feijão e paçoca de pilão são outras delícias regionais.

Região nordeste: em Campina Grande, na Paraíba, acontece uma das maiores festas juninas do Brasil. Vestidas a caráter e ao som do forró, as pessoas se deliciam com bolo de milho, arroz doce, canjica e quentão. Sabe o que também é tradição? Chegar da festa e fazer um SPA caseiro com tudo o que tem direito! 

Região sudeste: quadrilha, casamento na roça e muita camisa xadrez? Playlist bem eclética, tocando forró, sertanejo e até mesmo funk? Pode ter certeza que você está em uma festa junina na região sudeste. E como não podia faltar, as comidas típicas também são as mais variadas e tem um pouquinho de cada região. Bolo de milho e de mandioca, caldo verde, quentão e churrasquinho são algumas dessas delícias.

Penteados para festa junina

Não importa qual a sua região, o importante é se divertir! Mas, se quiser fugir das marias chiquinhas, clica aqui para conferir dicas de penteados que fogem do óbvio!

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram