Os óleos vegetais ganham esse nome porque são extraídos das sementes das plantas, ou seja, são 100% puros e sem adição de quaisquer substâncias. Eles são ricos em vitaminas e penetram com facilidade, nutrindo os fios da raiz até às pontas. Para quem tem cabelos secos ou ressecados, esse tipo de óleo pode ser milagroso e trazer de volta o brilho e a maciez que você sempre quis. Confira nossas dicas e descubra cinco formas eficientes de usar o óleo natural a favor das suas madeixas!
Óleo vegetal como pré-shampoo
Quando a fibra capilar está danificada e frágil, o cabelo fica ainda mais quebradiço depois da lavagem. Por isso, antes de começar a higienização, recomendamos aplicar uma quantidade generosa de óleo vegetal no comprimento das madeixas ainda sujas e massagear para facilitar a penetração dos nutrientes. Assim, o produto ajudará a selar as cutículas e a restaurar a oleosidade natural dos fios.
Umectação com óleo de coco
Essa é uma das formas mais utilizadas, e uma das mais eficientes. A umectação é uma técnica na qual “banhamos” o cabelo em óleo para combater o ressecamento dos cabelos cacheados e trazer de volta o brilho e a maciez. Além disso, o procedimento também também ajuda a definir os caracóis com precisão e estimula o crescimento.
Nutrição com óleo vegetal e máscara capilar
Outra maneira bastante eficiente de utilizar óleos vegetais é adicionar uma pequena quantidade à máscara de hidratação, dessa forma, você vai potencializar o efeito do tratamento. A nutrição capilar é muito eficiente em deixar os cabelos saudáveis e macios, por isso você deve incluí-la em seu cronograma capilar.
Reparador de pontas natural
Se o seu silicone reparador de pontas acabou, você também pode recorrer ao óleo vegetal para melhorar a aparência daquelas pontinhas espigadas. É só esquentar o óleo de sua preferência em uma panela e passá-lo, ainda morno, nas pontas do cabelo. Deixe agir por no mínimo 30 minutos e lave o cabelo normalmente em seguida. Não precisa nem passar a tesoura, né?
Massagem no couro cabeludo para estimular o crescimento
Aplique o óleo vegetal de sua preferência diretamente no couro cabeludo e massageie por cerca de 5 a 10 minutos. Essa técnica estimula o crescimento capilar e ajuda a combater a queda.
Conheça alguns tipos de óleos vegetais
Óleo de amêndoa: é ideal para cabelos especialmente secos e quebradiços, para dar suavidade e para tirar o volume de cabelos com frizz e volumosos.
Óleo de coco: será muito útil em casos de caspa, dermatite seborreica ou coceiras em geral, já que tem propriedades antibactericidas. Se você tiver o cabelo muito oleoso, pode seguir o mesmo procedimento, mas usando o leite de coco.
Óleo de semente de uva: excelente fonte de aminoácidos e vitaminas, hidrata e proporciona mais brilho aos cabelos sem vida.
Óleo de aloe vera: com sais minerais essenciais, a Aloe Vera possui ação hidratante, deixando os cabelos suaves e fáceis de pentear.
Óleo de jaborandi: auxilia no fortalecimento da raiz e no equilíbrio da oleosidade natural dos fios.