Com a grande alta do movimento de aceitação dos cabelos naturais, algumas questões ainda são muito novas tanto para as crespas, cacheadas e onduladas, quanto para o mercado. E apesar da transição capilar ter se tornado o porto seguro de diversas meninas que se viram insatisfeitas com os procedimentos químicos, o movimento inverso também merece nossa atenção.
Já parou para pensar no que realmente acontece depois do grande corte da parte alisada? Algumas pessoas passam a se amar mais e se sentem livres, mas e as meninas que não se adaptam de jeito nenhum? Ou as que se adaptam, porém continuam preferindo o resultado dos fios alisados? Essas questões também merecem a nossa atenção e por isso, o Fique Diva separou algumas dicas para quem está decidida a desistir do cabelo cacheado. Essa é uma área livre de julgamentos, então vem com a gente conferir!
Você não deve explicações a ninguém, então se livre da culpa!
Assim como no início da transição capilar você lida com as opiniões não solicitadas e comentários invasivos, ao desistir do cabelo cacheado esse problema também volta. Vai ser normal sentir que todos tem um ponto de vista diferente, e que não foi pedido, sobre o seu cabelo. Mas se essa decisão foi pensada e reflete o que você realmente está sentindo, não tem porquê você se sentir mal ou culpada.
A aceitação dos cabelos naturais é muito mais sobre empoderamento do que sobre estética. E existe mulher mais empoderada do que aquela que sabe quem ela é e quem ela pode ser, que explora as possibilidades e entende que é linda de qualquer maneira? Você não precisa de um cabelo crespo ou cacheado para se sentir poderosa, você pode ser maravilhosa com todos os estilos, seja com as madeixas cacheadas, alisadas, trançadas ou até mesmo careca. Lembre-se, você não deve explicações a ninguém!
Nada de se esquecer dos cuidados! Eles continuam com os fios quimicamente tratados
Além de todo conhecimento que você acumulou no tempo em que teve os cabelos cacheados, uma outra coisa vai continuar valendo para os cabelos alisados: os tratamentos. Todo cabelo precisa ser tratado e receber os nutrientes do cronograma capilar. E no caso dos fios com química, as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução vão ser importantíssimas para manter as madeixas saudáveis, fortes e livres de danos. Saber cuidar dos cabelos alisados também é importante, não se esqueça disso diva!