Fique Diva - Dia Internacional da Mulher: 5 formas de praticar a sororidade

08/03/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Dia Internacional da Mulher: 5 formas de praticar a sororidade

Aplique a sororidade no seu dia a dia e melhore a sua relação com as mulheres que convive

Aplique a sororidade no seu dia a dia e melhore a sua relação com as mulheres que convive

Há mais de 40 anos, todo dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e todas as conquistas sociais, políticas e econômicas que vieram através de muita luta. E datas como essa são perfeitas para servirem de reflexão a respeito de todo caminho que ainda precisaremos passar até alcançar a igualdade. Todo esse discurso parece muito longe da nossa realidade, mas você também pode praticar ações que mudam o dia a dia das mulheres, diva!

A sororidade, nada mais é do que a irmandade e solidariedade entre nós, mulheres. Incentivar esse tipo de comportamento é essencial para que sejamos cada vez mais fortes. Confira 5 maneiras de aplicar a sororidade no cotidiano:

1. Evite reproduzir discursos de ódio a outras mulheres

É normal que as mulheres cresçam aprendendo que a competição feminina é uma atitude comum. Mas, esse clima, além de não acrescentar em nada, pode acabar te impedindo de conhecer pessoas maravilhosas. Vamos exercitar a tolerância e acabar com os discursos de ódio, afinal nunca sabemos os problemas que cada uma passa. Sem contar que ter respeito pelo próximo é essencial para viver bem em sociedade, né?

2. Repreenda seus amigos quando eles estiverem falando mal de uma mulher apenas pelo fato dela ser uma mulher

Ninguém merece continuar ouvindo que “mulher não sabe dirigir” ou que “lugar de mulher é na cozinha”. Você não precisa sorrir apenas para não ficar um clima chato. Chato é ter que lidar com esses comentários todos os dias. Sem contar, que amizade é uma troca e o diálogo é necessário para que vocês cresçam juntos.

3. Elogie mais! As suas palavras podem mudar o dia de uma mulher

Todo mundo conhece uma mulher que admira muito, mas nunca teve coragem de dizer nada para ela. Tenha certeza que as suas palavras são capazes de mudar completamente o dia de alguém. Pode ser a sua mãe, irmã, avó, melhor amiga ou uma menina que você nunca viu na vida. Elogie mais, porque uma pequena atitude faz toda a diferença. Exalte a inteligência, competência, habilidade em alguma tarefa ou até mesmo questões físicas, apenas pare de guardar as coisas boas para si.

 

4. Indique mulheres para vagas de emprego

Se você conhece alguém competente no que faz e que precisa de ajuda, o que custa fazer uma indicaçãozinha? Sabemos que para as mulheres é um pouco mais difícil alcançar cargos de poder e receber salários equivalentes no mercado de trabalho. Então, ajude uma mana porque o ciclo um dia pode voltar para você!

5. Julgue menos a aparência de outras mulheres

O julgamento é um clássico da competição feminina e acaba fortalecendo os estereótipos de falta de união entre as mulheres. Se o seu comentário não vai acrescentar em nada na vida da outra pessoa, apenas guarde para você. É possível que ela realmente esteja se sentindo bem com o novo corte de cabelo ou com a roupa que escolheu. Lembre-se sempre que comentários construtivos não servem para magoar, então tome muito cuidado antes de criticar.

 

Dica bônus: não esqueça de ajudar sua mãe!

Não adianta muito ter um discurso de sororidade fora de casa e correr quando for a hora de lavar a louça. Se é perceptível que a sua mãe fica sobrecarregada com as tarefas do lar, dê uma maõzinha para essa mulher que faz tanto por você. Afinal, todos que moram no ambiente devem mantê-lo organizado, faça sua parte!

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram